Conselho Diretivo da ACT emite declaração de solidariedade sobre a crise política e social no Brasil

O Conselho Diretivo da Aliança Global da ACT, reunido em Genebra no dia 01 e 02 de junho de 2017 expressa sua profunda preocupação com o desdobramento da crise da […]

O Conselho Diretivo da Aliança Global da ACT, reunido em Genebra no dia 01 e 02 de junho de 2017 expressa sua profunda preocupação com o desdobramento da crise da democracia no Brasil, caracterizada por violência e agressão contra os cidadãos mais vulneráveis do país.

Desde que a crise política atual começou, a violência está aumentando, especialmente em áreas remotas e contra os povos indígenas. Somente neste ano, 35 camponeses, indígenas e defensores do meio ambiente e dos direitos humanos foram assassinados no Brasil; Evidência dolorosa da crescente hostilidade em relação aos grupos vulneráveis e da aqueles que os defendem.

Embora as aflições políticas e a violência não sejam incomuns no país, a impunidade dos opressores e os vínculos com as atividades policiais devem preocupar todos os brasileiros e a comunidade internacional como expressado pela Nações Unidas em sua recente declaração.

A situação no Brasil exige nossa atenção cuidadosa, solidariedade e compromisso permanente. À medida que a violência aumenta, o espaço para a sociedade civil diminui, e os mais pobres e marginalizados são os mais afetados por ela.

As medidas de austeridade sem precedentes que levam ao aumento da desigualdade e a uma nitidez das divisões sociais estão contribuindo para uma crise crescente que exige a ação do movimento ecumênico. Conforme afirmado por uma declaração da FE-ACT, o Fórum ACT no Brasil, é fundamental que as provisões sociais do Estado sejam restauradas e que as instituições democráticas sejam reavivadas e fortalecidas para garantir a inclusão social ao reverter a tendência à maior desigualdade. A distribuição de renda, a tributação justa da riqueza, os processos políticos justos e transparentes, a aplicação correta e justa da lei devem ser prosseguidos.

Reafirmamos o nosso compromisso de caminhar com as pessoas que são diretamente afetadas pelas decisões injustas que estão sendo feitas. Nós, como representantes da comunidade ecumênica mundial, exigimos uma restauração dos princípios e processos democráticos, especialmente levando em conta as vozes dos mais excluídas.

Todos os setores da sociedade, são chamados a assumir a responsabilidade e ajudar a transformar a onda de intimidação e violência. É tempo de reflexão ativa, incentivando vozes proféticas e unindo as mãos em solidariedade.

“Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como o ribeiro impetuoso!” Amós 5:24

Link original: http://actalliance.org/act-news/act-board-issues-solidarity-statement-on-the-political-and-social-crisis-in-brazil/

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro