Federação dos Urbanitários realiza plenária sindical e popular em Brasília

Com a presença de diversas entidades, o evento pretende encontrar saídas para a retirada de direitos da classe trabalhadora Começou ontem (8), em Brasília (DF), a Plenária Urbanitária de Mobilização […]

Com a presença de diversas entidades, o evento pretende encontrar saídas para a retirada de direitos da classe trabalhadora


Começou ontem (8), em Brasília (DF), a Plenária Urbanitária de Mobilização Sindical e Popular, organizada pela Federação Única dos Urbanitários. Com mais de 200 participantes, o evento pretende encontrar saídas para a retirada de direitos realizada pelo governo golpista de Michel Temer.

A FNU reúne as categorias de trabalhadores de água e esgoto, serviços de gás e eletricidade de todos os estados brasileiros. Além disso, integra a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia, que desde 2010 reúne diversas entidades para construir propostas de um projeto energético popular.

O presidente da FNU, Pedro Blois, saudou a participação de outros movimentos populares no evento. “Esta plenária passa a ser um divisor de águas na relação da FNU com os movimentos sociais por ser sindical e popular. Isso mostra a unidade da classe trabalhadora”, comemora.

Participam da plenária outros movimentos populares e sindicais, do campo e da cidade, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Consulta Popular, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Camponês Popular (MCP) e Levante Popular da Juventude, entre outras.

Para o integrante do MAB presente na plenária, Gilberto Cervinski, reunir diversos segmentos de trabalhadores em sua plenária é uma atitude pioneira da FNU. “Nesta conjuntura de acirramento da luta de classes e diante da necessidade da unidade das organizações da classe trabalhadora, este é um grande acerto da FNU”, afirma.

Além de fortalecer a unidade sindical e popular e alinhar a análise de conjuntura diante do golpe e seus desdobramentos, a plenária tem o objetivo de traçar um plano de lutas contra os retrocessos aos direitos e, sobretudo, aos ataques à soberania que os brasileiros têm sofrido nos setores de energia, água e serviços (privatizações e entrega de recursos estratégicos).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro