Seminário discute impactos da mineração no Xingu

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (11 de novembro) o seminário “Mineração no Xingu: o que aprender com o crime no Rio Doce?”, no auditório central da Universidade Federal do Pará […]

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (11 de novembro) o seminário “Mineração no Xingu: o que aprender com o crime no Rio Doce?”, no auditório central da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Altamira (PA). A atividade foi organizada pelos movimentos populares em parceria com a universidade. A região, já atingida pela barragem de Belo Monte, sofre com a ameaça do megaprojeto de extração de ouro a céu aberto Belo Sun, da canadense Belo Sun Mining, controlada por bancos privados do Canadá e EUA.

O projeto Belo Sun já possui licença prévia e pretende extrair ouro da região da Volta Grande do Xingu, trecho de 100 km do rio que teve sua vazão reduzida em mais de 80% com a construção da barragem de Belo Monte.

O seminário contou com a participação dos movimentos, acadêmicos, sindicalistas e moradores das comunidades ameaçadas pelo projeto, como a Vila da Ressaca e a aldeia indígena Muratu, da terra indígena Paquiçamba. Também estiveram presentes representantes da Defensoria Pública da União (PU), da secretaria do Estado que cuida da mineração (Sedema) e da Secretaria de Meio Ambiente de Brasil Novo.

A militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Elisa Estronioli trouxe a experiência do MAB com os atingidos pelo crime cometido pela mineradora Samarco (Vale/BHP Billiton), que matou o Rio Doce, assassinou 19 pessoas e atingiu 1 milhão de moradores de 41 municípios. “Trazemos aqui o exemplo da Samarco não para fazer uma comparação técnica, mas para tentar compreender a lógica como a mineração é feita em nosso país. Trata-se de um modelo totalmente privatizado e que privilegia o lucro em detrimento da vida e do bem-estar do povo”, afirmou.

O engenheiro ambiental Emílio Soares trouxe alguns dados sobre o projeto Belo Sun. A empresa pretende construir uma barragem de rejeitos de 92 milhões de m³ de rejeitos, quase o dobro da capacidade da barragem de Fundão, da Samarco, que rompeu, e com a presença de cianeto, componente toxico utilizado na mineração de ouro. “As barragens de rejeitos do modo como são construídas, na lógica de cortar custos, são verdadeiras bombas-relógio. É preciso mudar a forma como se constrói essas estruturas no Brasil”, sentenciou.

Flávio da Casa de Educação Popular trouxe uma análise de conjuntura e falou da tendência predatória dos projetos de mineração no Brasil, em especial na Amazônia, após o golpe de Estado. “A tendência é acelerar esses projetos sob controle do capital transnacional, visando apenas o lucro. Ao povo, resta se organizar para resistir e lutar por direitos”.

Bel Juruna, indígena da Aldeia Muratu, vive a 9 km do projeto de Belo Sun e mesmo assim, a empresa ignorou os indígenas em seus estudos de impacto. Ela contou que os indígenas tomaram a iniciativa de construir um protocolo de consulta sobre o projeto, e estão sendo pressionados pela Funai para concluir o processo porque a Secretaria de Meio Ambiente do Pará quer liberar logo a licença de instalação de Belo Sun. “Temos que ter uma estratégia diferente para não deixar os impactos que aconteceram conosco por causa de Belo Monte acontecer agora com Belo Sun. A gente não quer Belo Sun enquanto não foi concluído o período de monitoramento do impacto de Belo Monte na Volta Grande [seis anos]”.

José Pereira da Cunha, garimpeiro e morador da Vila da Ressaca, conta que já existe impacto da Belo Sun no local, pois os garimpeiros estão impedidos de trabalhar e os agricultores já estão perdendo suas terras. O movimento na pequena vila também aumentou. “Hoje não ficamos mais sossegados, não podemos deixar as crianças brincarem mais na rua, chegamos e casa e trancamos a porta”, disse.

Essa foi a primeira iniciativa organizada pela sociedade civil para debater Belo Sun. Ao fim do seminário, os movimentos reafirmaram a necessidade de continuar discutindo esse projeto com a população para levar as informações e cobrar um posicionamento consequente do poder público. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro