MPF denuncia 21 pessoas por homicídio em tragédia em Mariana (MG)

Entre os acusados estão executivos de alto escalão e gerentes da Samarco e das controladoras, Vale e BHP Billiton Do Brasil de Fato O Ministério Público Federal denunciou 21 funcionários […]

Entre os acusados estão executivos de alto escalão e gerentes da Samarco e das controladoras, Vale e BHP Billiton

Do Brasil de Fato

O Ministério Público Federal denunciou 21 funcionários da Samarco e de suas controladoras, Vale e BHP Billiton, por homicídio com dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar, por conta do rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro do ano passado. No episódio, morreram 19 pessoas.

Entre os denunciados estão Ricardo Vescovi, ex-presidente da Samarco, Kleber Terra, o executivo que era o “número dois” da empresa, e integrantes do conselho de administração, além de estrangeiros: um britânico, um francês, um sul-africano, um australiano e dois estadunidenses. A acusação é por crime de inundação, desabamento, lesões corporais graves e crimes ambientais.

Além dessas 21 pessoas da Samarco, da Vale e da BHP Billiton, a consultoria VogBR e seu engenheiro Samuel Paes Loures foram denunciados por apresentar laudo falso.

Outros três gerentes da Samarco também estão sob suspeita de homicídio com dolo eventual. São eles: Germano Lopes, Wagner Milagres e Daviely Rodrigues.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo e do portal G1.

Edição: José Eduardo Bernardes

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro