Em RO, atingidos ocupam superintendência do INCRA

O ato é realizado para impedir a reintegração de posse no acampamento Nilce de Souza Magalhães, do MAB, marcada para esta quinta-feira (20). Atingidos pela hidrelétrica de Samuel ocupam a […]

O ato é realizado para impedir a reintegração de posse no acampamento Nilce de Souza Magalhães, do MAB, marcada para esta quinta-feira (20).


Atingidos pela hidrelétrica de Samuel ocupam a fazenda Três Casas, localizada no distrito de Triunfo, há 3 meses e meio. Cerca de 100 famílias organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens dos municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste e do distrito de Triunfo, já resistiram a duas tentativas de despejo, a primeira no dia 1 de agosto e a segunda no dia 7 de outubro, ambas ilegais, sendo que a primeira sem uma liminar de reintegração, feitas pelo mesmo oficial de justiça.

Na segunda tentativa, sexta-feira (7), o oficial de justiça acompanhado por policiais militares entraram no acampamento e reviraram os pertences pessoais dos acampados nos barracos procurando armas. Entretanto não possuíam mandado de busca e apreensão, sendo que a maioria dos presentes no acampamento naquele momento eram mulheres e crianças. Nenhuma policial mulher participou da operação.

Os policiais ainda tentaram retirar informações das pessoas que foram filmadas e fotografadas, pediam endereços dizendo que iam buscar as pessoas se “a advogada quebrasse a liminar”.

Sem conseguirem informações dos adultos, passaram a filmar as crianças e induzir os menores a darem informações sobre os seus pais, incluindo uma criança especial.

Como a primeira abordagem do dia 01 de agosto foi filmada e divulgada pelos acampados e denunciadas pelo MAB, na sexta ameaçaram os acampados dizendo que poderiam se prejudicar se filmassem a atividade dos oficias e colocassem nas redes sociais.

O processo de desapropriação da área se arrasta no INCRA desde 2000.

Após a primeira ocupação na fazenda, o INCRA concedeu o título a uma pessoa que nunca residiu no Estado de Rondônia, com a condição de implantação de Projeto Agropecuário. O Título data de 1982 e o projeto agropecuário nunca foi implantado, ficando a área de 1.028,09 hectares completamente desocupada, sem exercer sua função social como determina a Constituição Federal.

O MAB exige que o INCRA declare que já tramita no próprio órgão o processo de desapropriação da área. Exige também que o INCRA se manifeste no processo de reintegração de posse afirmando o interesse em obter a área.  Além de repudiar qualquer tentativa do governo do Estado de realizar a reintegração de posse.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro