Produção do documentário “Arpilleras: bordando a resistência” está na região de Mariana, Minas Gerais

A produção do documentário “Arpilleras: bordando a resistência”, que está sendo construído coletivamente, a partir da participação de militantes do MAB de todas as regiões, e percorrendo o país para […]

A produção do documentário “Arpilleras: bordando a resistência”, que está sendo construído coletivamente, a partir da participação de militantes do MAB de todas as regiões, e percorrendo o país para ouvir mulheres que estão na luta contra as violações de direitos humanos sofridas nos processos de construção das barragens, chega agora a Minas Gerais. Na região de Mariana, a equipe vai ouvir mulheres que tiveram suas vidas interrompidas pelo rompimento da barragem da Samarco- Vale-BHP Biliton. 

A equipe estava filmando no Sul, na região da Hidrelétrica de Itá, em novembro de 2015, quando aconteceu a tragédia em Mariana. Agora, retorna a campo, depois de uma parada por conta da conjuntura nacional e da situação em Minas. Assim, a partir de hoje, quarta-20, passam a ser ouvidas as mulheres mineiras que contarão suas histórias de resistência luta contra as barragens de rejeitos de minérios e suas consequências, além das hidrelétricas como a UHE da Fumaça, que fica na mesma região.

Depois de Minas, a produção segue para Altamira, no Pará, onde as protagonistas serão as mulheres à frente da luta contra as violações cometidas na situação da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu. Ainda no roteiro, estão as regiões da UHE de Cana Brava, em Goiás, e do Açude do Castanhão.

O filme, que contou também com apoio de financiamento coletivo através do Catarse, será mais um instrumento de denúncia contra o descompromisso das grandes empresas com os atingidos e, também, um espaço importante de destaque para o protagonismo e a voz das mulheres na luta. A proposta é lançar o documentário em novembro deste ano, quando se completa um ano da tragédia em Mariana.

Acompanhei aqui mais informações: https://www.facebook.com/arpilleras/?fref=ts

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro