Atingidos por Belo Monte protestam na sede do Ibama em Altamira

Os moradores da lagoa do bairro Independente 1 organizados no Movimento do Atingidos por Barragens (MAB) fizeram um protesto na sede do Ibama em Altamira na manhã desta quarta-feira (20). […]

Os moradores da lagoa do bairro Independente 1 organizados no Movimento do Atingidos por Barragens (MAB) fizeram um protesto na sede do Ibama em Altamira na manhã desta quarta-feira (20). Eles exigem que o órgão obrigue a Norte Energia a reconhecer os impactos de Belo Monte no local.

No bairro Independente 1, em Altamira, há cerca de 500 famílias vivendo em área permanentemente alagada, sem acesso a água e saneamento e sem condições de viver em outras localidades pois com Belo Monte o custo de vida aumentou muito na cidade. Após o fechamento do reservatório, algumas casas no entorno da lagoa também começaram a apresentar minadouros de água. Apesar disso, a Norte Energia nega que haja impacto de Belo Monte no local.

Os manifestantes fecharam o portão, impedindo o funcionamento do órgão, até a chegada do chefe da unidade para receber a pauta. Os atingidos foram recebidos pelo chefe do Ibama em Altamira, Hugo Loss. Na pauta de reivindicação, estavam os seguintes pontos:

• Reunião com a presidenta do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo;

• A criação de um grupo de trabalho com a participação de Norte Energia, Prefeitura de Altamira, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Associação dos Moradores do Bairro Jardim Independente I (Ambaji) e coordenado pelo Ibama para elaboração de solução definitiva para a questão da moradia na lagoa do Independente I e recuperação das nascentes;

• A suspensão da licença de operação de Belo Monte até que se encaminhe solução para este problema.

Os atingidos somente aceitaram liberar o local após ter a confirmação da vinda da presidenta do Ibama, Suely de Araújo, junto à diretora de licenciamento, Rose Mirian Hofmann. Em áudio gravado no celular, Rose afirmou: “Assim que a gente conseguir uma compatibilização de agenda entre mim e a presidente a gente vai pessoalmente aí conversar com o pessoal. Desde que eu assumi o cargo não tem um dia em que não se fale dos problemas da região.”

Além disso, ficou encaminhada a criação do grupo de trabalho para discutir o problema com os órgãos. A Defensoria Pública da União, que acompanha o caso, também fará parte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro