No MT, MAB e movimentos sociais do campo protestam por agilidade da justiça

Trabalhadores do campo e da cidade exigem agilidade na apresentação do Termo de Compromisso a ser assinado entre CES, INCRA e atingidos, além do reassentamento e a indenização justa.       […]

Trabalhadores do campo e da cidade exigem agilidade na apresentação do Termo de Compromisso a ser assinado entre CES, INCRA e atingidos, além do reassentamento e a indenização justa.      


  
Ontem (20), movimentos do campo e da cidade organizaram manifestações em vários municípios do estado de Mato Grosso. Estiveram presente além do MAB, Movimento dos Trabalhadores/As 13 de Outubro, Movimento Dos Trabalhadores Acampados E Assentados (MTA), Movimento Dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Comissão Pastoral Da Terra (CPT), Associação Terra é Nossa, Associação dos Trabalhadores Rurais Vale do São Lourenço – Gleba Ribeiro, Sindicato Trabalhadores Rurais de Rondonópolis, MLT- MT.

Trabalhadores sem terra e atingidos por barragens protestaram na cidade de Sinop para exigir maior agilidade dos processos judiciais e comprometimento do Ministério Público Federal às pautas dos trabalhadores. A empresa Companhia Energética Sinop (CES) responsável pela construção da UHE Sinop vem descumprindo todas as condicionantes apresentadas na Licença Prévia e Licença de Instalação. Os atingidos pedem que a procuradora mova uma ação para paralisação das obras da usina até o cumprimento das mesmas.

Os atingidos exigem agilidade na apresentação do Termo de Compromisso a ser assinado entre CES, INCRA e atingidos, além do reassentamento e a indenização justa.

Os protestos denunciaram também o governo Interino Golpista (Temer) que tem aplicado políticas de caráter neoliberal e estreita ligação ao Agro e Hidronegócio, bem como, o governo Taques, que segue o mesmo exemplo, ambos tolhendo direitos da classe trabalhadora. Temer e Taques não possuem condição moral de governar, pois estão envolvidos em denúncias de corrupção.

A luta dos trabalhadores (as) do campo também tem um caráter de solidariedade aos servidores (as) estaduais em greve e aos estudantes que ocupam as escolas Estaduais para garantir seu direito à educação pública gratuita e de qualidade, denunciando a tentativa de privatização dessa educação através das PPP – Parcerias Público-Privada.

No período da tarde, foi realizado um segundo ato que ocorreu um ato juntamente com os servidores estaduais que estão em greve.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/06/2016

O milagre