Ato ecumênico une Argentina e Brasil contra barragens no Rio Uruguai

Leer en español O Sínodo Noroeste Riograndense – IECLB e a Diocese de Santo Ângelo da Igreja Católica, juntamente com as Igrejas parceiras da Argentina, Distrito Missiones da Iglesia Evangelica […]

Leer en español

O Sínodo Noroeste Riograndense – IECLB e a Diocese de Santo Ângelo da Igreja Católica, juntamente com as Igrejas parceiras da Argentina, Distrito Missiones da Iglesia Evangelica del Rio de La Plata e o Distrito Norte da Iglesia Evangelica Luterana Unida e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram uma celebração e ato ecumênico internacional em favor do Rio Uruguai e contra as barragens binacionais de Garabi e Panambi.

O evento ocorreu no dia 12 de março de 2016, na praça da cidade de Alba Posse, província de Misiones na Argentina. O ato ecumênico faz parte das atividades motivadas pelo Dia 14 de março, quando é celebrado o dia Internacional de Luta contra as Barragens.

Cerca de 300 pessoas, entre religiosos e ribeirinhos brasileiros e argentinos estiverem presentes manifestando a contrariedade aos projetos de barragens no Rio Uruguai.

Tereza Pessoa, do MAB, que é pescadora ameaçada pela barragem de Panambi em Alecrim (RS), enfatizou em sua fala a unidade entre os dois países nesse momento de luta e resistência contra esses empreendimentos. “Sempre fomos separados pelo rio, hoje mais do que nunca ele une esses dois povos por um objetivo comum: a defesa do rio Uruguai e pelo nosso direito de dizer não a essas barragens”.

Desde 2008 a população revive um drama antigo: o projeto binacional de construção das hidrelétricas de Garabi e Panambi. Neste ano as famílias resolveram manifestar a contrariedade realizando uma celebração ecumênica, buscando alertar a população ribeirinha das consequências que as hidrelétricas trazem junto de sua construção.

Com a celebração e o ato ecumênico, as Igrejas expressaram o seu compromisso profético em favor das famílias ameaçadas pelos projetos, ignoradas em seus direitos e vitimadas.

De acordo com Vilson Thielke, pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, foi a oportunidade de denunciar as violações de direitos humanos e também dos impactos ambientais que acabarão por matar o Rio Uruguai. “Somos contrários a essa proposta energética de mão única que sacrifica pessoas e o meio ambiente somente pelo desejo de lucro por parte das grandes empresas e seus acionistas”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro