Mulheres se mobilizam em BH

Centenas de mulheres de movimentos sociais do campo e da cidade estão acampadas em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, região central de Belo Horizonte. Com o […]

Centenas de mulheres de movimentos sociais do campo e da cidade estão acampadas em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, região central de Belo Horizonte. Com o tema “Mulheres contra a lama que violenta e mata: Somos todas atingidas” o ato se iniciou na manhã de hoje (7/3) com uma mesa de debate sobre a conjuntura nacional e se estende até a tarde de amanhã, com uma manifestação nas ruas da cidade.

A mobilização, que já é tradicional na semana do dia 08 de março, reúne mulheres de diversas regiões do estado e neste ano tem como objetivo denunciar todas as formas de violações historicamente cometidas contra as mulheres pelo sistema capitalista, imperialista e patriarcal.

“Hoje aqui a gente tem a presença de mulheres do campo, da cidade, de diversas Federações e Centrais, trabalhadoras de movimentos sociais diferentes. Esse 8 de março unificado não só revela a diversidade das mulheres em Minas, mas também é a expressão na nossa capacidade de auto-organização”, comemora Liliam Telles, representante da Marcha Mundial das Mulheres.

Sônia Mara Maranho, integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e uma das coordenadoras do ato, explica que o crime socioambiental ocorrido em Mariana, uma das pautas da luta, é símbolo das violências sofridas pelas mulheres. “Entendemos que a crise do sistema coloca em xeque a vida das mulheres de toda bacia do rio doce e nós mulheres de minas gerais e de todo Brasil temos a ver com isso, porque isso pode vir a acontecer em outros lugares e é um exemplo das violações que acontecem hoje na vida das mulheres.”, diz.

O enfrentamento do conservadorismo é também uma das bandeiras de luta das integrantes. “Queremos afirmar também que somos contra o golpe e em defesa da democracia. Mas ao mesmo tempo nós mulheres não queremos perder nenhum direito historicamente conquistado. Então vai esse recado para o Governo também”, ressalta Sônia Mara.

O acampamento das mulheres também dá início à “Jornada de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens”, que no mês de março, tradicionalmente, realizam mobilizações de caráter nacional, sendo o dia 14, considerado o dia internacional de lutas contra as barragens.  

A jornada de lutas segue durante toda a semana, atos políticos e manifestações também devem ocorrer em diversas regiões do Brasil.

“Mulheres, água e energia não são mercadorias”.  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro