Belo Monte impede escoamento de água da chuva em Altamira

Moradores do bairro Independente II, Altamira (PA), protestaram em frente à sede da Norte Energia na tarde de hoje (7 de março). Mais de 500 famílias tiveram suas casas alagadas […]

Moradores do bairro Independente II, Altamira (PA), protestaram em frente à sede da Norte Energia na tarde de hoje (7 de março). Mais de 500 famílias tiveram suas casas alagadas na cidade após uma forte chuva esta manhã. Segundo relato dos atingidos, o motivo é o represamento do Xingu devido à hidrelétrica de Belo Monte.  

Bairro Independente II

Apenas no bairro Independente II, foram cerca de 250 casas atingidas. De acordo com a moradora e militante do MAB Elza, esta foi a primeira vez que a água entrou dentro da sua casa. “Eu já perdi os meus dois guarda-roupas, já faz mais de três horas que a chuva acabou e essa água ainda está acumulada aqui”. O alagamento foi tão severo que até escolas como a Ulysses Guimarães e Dairce Pedrosa Torres ficaram alagadas. Aulas foram suspensas.

Escola Dairce Pedrosa Torres (Foto: Cristiane Prado)

Outra moradora do Independente II, Elaine Cristina, denuncia que “a última vez que a minha casa alagou mais que isso foi em 2006, mas naquela vez passou uma hora e a água já tinha sumido, agora faz mais de três horas e a água só baixou um palmo, isso tudo é culpa da barragem, a água não consegue fugir para o rio”.

Revoltados, os atingidos foram para a Norte Energia exigir solução do problema. Pressionada, a concessionária se comprometeu a trabalhar junto com a defesa civil para minimizar os impactos. Ficou encaminhado que a empresa irá dar suporte financeiro para a defesa civil pagar alimentação, água, cobertores, carro para mudança e um local provisório para as famílias dormirem. No entanto, até o momento (22h50), foi feito apenas um levantamento superficial no bairro e nenhuma família foi atendida.

Protesto em frente à Norte Energia

Depois da mobilização, a coordenação do MAB na comunidade foi à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMUTS). A secretária, Ruth Barros, falou que a prefeitura não tem recursos financeiros para esse tipo de assistência pois, em tese, a Norte Energia teria retirado todas as famílias em estado de vulnerabilidade dos baixões. 

Quase 1000 famílias ainda vivem em área de baixio nos bairros Independente I e II, sendo que as desse último foram reconhecidas como atingidas por Belo Monte após um processo intenso de lutas junto ao MAB. Segundo a Norte Energia, as famílias começarão a ser reassentadas a partir do dia 15 de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/03/2016

Mulheres se mobilizam em BH