Comunidade sofre reintegração de posse pela sétima vez no Pará

A comunidade Landy, ocupação rural no município de São João do Araguaia, região de Marabá sofreu reintegração de posse nessa sexta-feira (29). A área é grilada e está sendo reivindicada […]

A comunidade Landy, ocupação rural no município de São João do Araguaia, região de Marabá sofreu reintegração de posse nessa sexta-feira (29). A área é grilada e está sendo reivindicada pelas famílias para reforma agrária.

Em mais de 10 anos de ocupação, as famílias, através da CPT, estão tentando anular a documentação ilegal de propriedade da área no Instituto de Terras do Pará (ITERPA). O órgão já detectou que a área é grilada e a documentação foi conseguida e forjada de forma ilegal. Porém a burocracia estatal está atrasando o processo de anulação da propriedade da área.

Este é o sétimo despejo feito pela Policia Militar do Pará (PM-PA) contra a comunidade, com liminares concedidas pelo judiciário de Marabá. Em todas às vezes, os camponeses foram despejados de forma violenta, e tiveram violados seus direitos humanos pela Polícia. O território ainda é ameaçado pela construção da hidrelétrica de Marabá.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro