Atingidos de Cachoeira Escura saem às ruas por direito à água

Na última quinta-feira, 28 de janeiro, moradores de Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente (MG), saíram às ruas para reivindicar o direito de acesso à água. Desde a contaminação do […]

Na última quinta-feira, 28 de janeiro, moradores de Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente (MG), saíram às ruas para reivindicar o direito de acesso à água. Desde a contaminação do Rio Doce pela lama de rejeito da mineração, vinda do rompimento da barragem da Samarco (Vale/BHP), a população não tem acesso digno à água.

Os atingidos exigem a retomada da distribuição de água mineral, a ampliação da entrega de água nas caixas d’água, principalmente de escolas e postos de saúde, a construção de um meio alternativo de captação, retirando água do rio Santo Antônio, e a melhoria da estação de tratamento do distrito.

No dia 23 de Dezembro a empresa suspendeu a entrega de água mineral aos moradores alegando que já havia reestabelecido o tratamento, mas os relatos e fotos mostram que a água que chega na torneira é barrenta e imprópria para o uso.

Além da luta pela água, os atingidos reclamam pelos direitos de pescadores e agricultores que não foram cadastrados para receber a verba de manutenção. E exigem que a empresa faça o cadastro de forma participativa e organizada pelos atingidos.

Para Camilla Brito, militante do MAB, “os atingidos e as atingidas aqui de Cachoeira Escura entenderam que nossa organização é nossa força e por isso estão dispostos a construir o MAB e enfrentar as empresas que violaram seus direitos.”

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro