Atingidos pela lama elencam prioridades para reconstruir distrito de Gesteira

Por Joka Madruga (Terra Sem Males e MAB) Na tarde desta quinta-feira (03), os moradores do distrito de Gesteira, no município de Barra Longa (MG), e que foram atingidos pelo […]

Por Joka Madruga (Terra Sem Males e MAB)

Na tarde desta quinta-feira (03), os moradores do distrito de Gesteira, no município de Barra Longa (MG), e que foram atingidos pelo crime ambiental do rompimento da barragem de Fundão, se reuniram com a Samarco, empresa responsável pela tragédia e que pertence à Vale e BHP-Billiton.

Os atingidos, que estão se organizando no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), fizeram vários pedidos de urgência para a reconstrução de parte do vilarejo, que fica nas margens do rio Gualaxo.

Assim como na reunião de Barra Longa, com a Mesa de Negociação do Estado de Minas Gerais, os moradores questionaram se há perigo da barragem de Germano romper. E da mesma forma a resposta não agradou os participantes. O representante da Samarco disse que os rejeitos de Germano são mais sólidos que a de Fundão. Um dos moradores questionou a possibilidade desta solidez ser somente por cima e por baixo estar liquido.

E foram elencados as seguintes prioridades para a comunidade: análise da água do poço artesiano para consumo humano; reconstrução das pontes da Onça e Gesteira; revitalização da estrada que dá acesso a Barra Longa; informações mais precisas sobre o risco da barragem de Germano romper; preparar a comunidade para uma eventual situação de emergência; e disponibilidade de um veículo de tração para transportar os moradores até Barra Longa, enquanto a estrada não é recuperada.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) repassou as informações sobre o que tem sido reivindicado até o momento. Apesar do representante da Samarco não querer que fosse lido a pauta reivindicatória, um dos participantes defendeu a organização no MAB e pediu para que fosse lida, respeitando o acesso a informação.

Para o atingido Rafael Bretas, a situação na cidade está um caos. “A empresa não consegue atender as exigências da população”, desabafa o produtor de leite. Segundo Bretas, o alcoolismo tem aumentado, pois as pessoas buscam uma forma de escapar desta realidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro