Documentário do MAB é premiado em festival de cinema
O documentário “Garabi Panambi: a Última Batalha do Rio Uruguai, produzido pelo Coletivo de Comunicação do MAB, foi premiado como Melhor Curta (Temática Ambiental Água), no 2º Festival de Cinema […]
Publicado 17/11/2015
O documentário “Garabi Panambi: a Última Batalha do Rio Uruguai, produzido pelo Coletivo de Comunicação do MAB, foi premiado como Melhor Curta (Temática Ambiental Água), no 2º Festival de Cinema de Três Passos-RS.
O curta narra a trajetória de resistência da população que vive às margens do último trecho sem barragens do rio Uruguai, entre a divisa do Brasil e Argentina. Desde 2008 a população revive um drama antigo: o projeto binacional de construção das hidrelétricas de Garabi e Panambi.
Se construídas, com 2.200 MW de potência, as hidrelétricas poderão gerar algo em torno de 32 bilhões de reais com a venda de energia para o mercado brasileiro e argentino nos próximos 30 anos, segundo cálculos realizados pelo MAB.
No meio disso, encontram-se 12 mil pessoas, de acordo com estimativas oficiais, que serão atingidas diretamente pelos lagos das barragens, que cobrirão de água 96 mil hectares, área maior que a alagada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Recentemente, após um longo período de luta, a Eletrobrás decidiu adiar os estudos de viabilidade técnica e ambiental para a barragem de Garabi.
A decisão da empresa estatal é aguardar os desdobramentos do processo judicial relacionado à barragem de Panambi, projetada para o munícipio de Alecrim e a província de Misiones. Recentemente, os estudos para Panambi foram suspensos por liminar da 1ª Vara Federal de Santa Rosa, em decorrência de ação pública do Ministério Público Federal da região, que foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O filme já está disponível na íntegra. Confira!