Mulheres debatem violações de direitos por grandes projetos no Tapajós

Trinta mulheres de seis comunidades da região de Itaituba realizaram um encontro para discutir a violação dos direitos das mulheres devido aos grandes projetos na região do Tapajós. O encontro, […]

Trinta mulheres de seis comunidades da região de Itaituba realizaram um encontro para discutir a violação dos direitos das mulheres devido aos grandes projetos na região do Tapajós. O encontro, ocorrido neste fim de semana (13 e 14 de junho) é o primeiro de uma série de oficinas que ocorrerão nas comunidades da região com o objetivo de construir a pauta de reivindicações das mulheres.

A metodologia aplicada para trabalhar esse tema foi a construção de arpilleras – técnica de bordados de retalhos sobre juta que as mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) tem adotado em mais de 100 encontros em todo o Brasil para retratar as violações de direitos na vida das mulheres com a construção de barragens. A técnica é oriunda do Chile, onde as mulheres a utilizaram para denunciar as atrocidades da ditadura de Pinochet.

Além das mulheres do MAB, participaram da atividade lideranças comunitárias e integrantes de sindicatos rurais e movimentos de mulheres dos municípios de Itaituba, Trairão, Rurópolis e Aveiro. Eram indígenas, ribeirinhas, agricultoras, professoras, estudantes e donas de casa. A atividade faz parte do processo de organização das mulheres na região que o MAB tem impulsionado em parceria com a entidade de cooperação Christian Aid e apoio da União Européia.

A região do Tapajós sofre ameaça com a construção de um complexo de hidrelétricas, cuja primeira, São Luís do Tapajós, está prevista para ir a leilão no ano que vem. Outros projetos, como a construção de portos para escoamento de grãos, já afetam a vida das mulheres na região, pois impactam atividades como a pesca, ameaçam a moradia além de aumentarem a violência e a prostituição. Além desses temas, nas arpilleras, as mulheres retrataram também problemas como o alto custo da energia e a falta de políticas públicas.

“Aprendi muito. Percebi que nós, mulheres, sofremos muitas violências e essa [arpillera] é a forma mais simples de denunciar, pois podemos encaminhar a qualquer tribunal e também chamar atenção da sociedade de uma maneira diferente”, afirmou Ana, do Movimento de Mulheres de Rurópolis.

A partir dessa primeira atividade, as mulheres construíram um calendário de oficinas sobre o tema nas comunidades de Pimental, Assentamento Areia 2, na Aldeia Praia do Índio, bem como em outros bairros de Itaituba e nos municípios de Rurópolis e Aveiro.

Edilene, agente de saúde indígena da Aldeia Praia do Índio, do povo Munduruku, também elogiou a atividade: “Quando somos convidadas para um espaço como este contribui muito, porque muitas vezes lutamos separado, mas a questão indígena e a questão do branco é a mesma luta. Nós vamos divulgar para a nossa comunidade e inserir no nosso cotidiano”, disse.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro