USP recebe primeira exposição de arpilleras

Amanhã, dia 26 de março, a USP estará mais colorida e popular. A partir das 19 horas, o pátio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo recebe a […]

Amanhã, dia 26 de março, a USP estará mais colorida e popular. A partir das 19 horas, o pátio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo recebe a exposição “Arpilleras: A denúncia bordada em agulhas, linhas e cores”.

Essa é a primeira exposição de arpilleras tecidas coletivamente pelas mulheres atingidas por barragens do Vale do Ribeira (SP). A “arpillera” é uma técnica de bordado originária de Isla Negra, no Chile, e transformada em uma das principais ferramentas de denúncia da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1989).

A exposição faz parte do projeto realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desde o início de 2013 com mulheres atingidas. Através de diversas oficinas, mais de 800 mulheres utilizaram o bordado para denunciar todas as violações de direitos humanos sofridas na construção de barragens no Brasil.

São diversas violações sofridas pelas mulheres em toda a sociedade, no caso das atingidas por barragens elas apenas se agravam. “Já está mais do que provado o aumento significativo de assédio sexual, tráfico de pessoas e prostituição nas cidades próximas aos canteiros de obras das hidrelétricas. Apesar disso, estamos provando que é possível construir a auto-organização como enfrentamento dessas injustiças”, afirmou a coordenadora estadual do MAB, Louise Lobler.

Durante a exposição, também será lançado o Dossiê, elaborado pelo SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária) Tuíra, sobre a Violação de Direitos Humanos nas Comunidades Atingidas do Vale do Ribeira. O documento é resultado de uma parceria entre o MAB e o SAJU Tuíra, formado por estudantes de direito da universidade, que acompanharam por cerca de um ano as comunidades atingidas do Vale do Ribeira.

Arpilleras: bordando a resistência

O evento também marca o lançamento do projeto de documentário “Arpilleras: bordando a resistência”. O média-metragem retratará a história de cinco mulheres atingidas de diferentes regiões do país. Cada uma, a partir de sua realidade, vai contar sua própria história e do seu lugar de origem, dentro da perspectiva de expor o impacto social e as violações de direitos humanos causada pela construção das barragens em suas comunidades, que afetam especialmente as mulheres.

A “costura” do documentário, além do fio condutor construído a partir do olhar feminino sobre as realidades de violações e também sobre a participação nas lutas, será a produção de uma arpillera. Cada uma das cinco mulheres fará uma parte da arpillera, contando para as outras a sua história dentro da técnica criada pelas mulheres chilenas.

A partir da próxima semana (1º de abril), o projeto estará disponível no Catarse para financiamento coletivo. A equipe pretende arrecadar recursos para dar início às gravações. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro