Atingidos por Barragens e Trabalhadores Metalúrgicos bloqueiam BR em Minas Gerais

O Movimento dos Atingidos por Barragens em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto e Mariana, ocuparam na última quinta-feira (06) a BR 356, no local próximo ao trevo […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto e Mariana, ocuparam na última quinta-feira (06) a BR 356, no local próximo ao trevo da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. As duas pistas ficaram fechadas por algumas horas.

O ato ocorreu em protesto à dívida histórica que a Novelis tem com famílias atingidas por barragens na Zona da Mata e pelo não fechamento da fábrica de alumínio primário em Ouro Preto, que deixará sem emprego mais de 300 trabalhadores. Os presentes afirmaram que a Novelis não poderá ir embora e deixar os problemas, a manutenção dos postos de trabalho e o pagamento da dívida com os atingidos para trás.

Na pauta, os manifestantes cobram intervenção do Estado para barrar o fechamento da fábrica e os acertos da dívida com as famílias atingidas por barragens. Caso a Novelis se negue a fazer os certos, os atingidos exigem a desapropriação dos bens da empresa, o pagamento da dívida e garanta os postos de trabalho.

Durante a tarde, o protesto rumou para a Câmara Municipal de Ouro Preto, onde ocorreu uma Audiência Pública, coordenada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com objetivo de debater o fechamento da Novelis e a dívida da empresa com o povo mineiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 09/11/2014

Bora lá

| Publicado 11/11/2014

Não beba água, beba cerveja!