Atingidos por Barragens e Trabalhadores Metalúrgicos bloqueiam BR em Minas Gerais
O Movimento dos Atingidos por Barragens em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto e Mariana, ocuparam na última quinta-feira (06) a BR 356, no local próximo ao trevo […]
Publicado 10/11/2014
O Movimento dos Atingidos por Barragens em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Preto e Mariana, ocuparam na última quinta-feira (06) a BR 356, no local próximo ao trevo da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. As duas pistas ficaram fechadas por algumas horas.
O ato ocorreu em protesto à dívida histórica que a Novelis tem com famílias atingidas por barragens na Zona da Mata e pelo não fechamento da fábrica de alumínio primário em Ouro Preto, que deixará sem emprego mais de 300 trabalhadores. Os presentes afirmaram que a Novelis não poderá ir embora e deixar os problemas, a manutenção dos postos de trabalho e o pagamento da dívida com os atingidos para trás.
Na pauta, os manifestantes cobram intervenção do Estado para barrar o fechamento da fábrica e os acertos da dívida com as famílias atingidas por barragens. Caso a Novelis se negue a fazer os certos, os atingidos exigem a desapropriação dos bens da empresa, o pagamento da dívida e garanta os postos de trabalho.
Durante a tarde, o protesto rumou para a Câmara Municipal de Ouro Preto, onde ocorreu uma Audiência Pública, coordenada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com objetivo de debater o fechamento da Novelis e a dívida da empresa com o povo mineiro.