Paraenses protestam contra aumento na conta de luz

Nesta terça-feira (5 de agosto), os paraenses foram para a rua dizer um basta aos abusos da Celpa (distribuidora de energia do Pará). A empresa pediu à Aneel autorização para […]

Nesta terça-feira (5 de agosto), os paraenses foram para a rua dizer um basta aos abusos da Celpa (distribuidora de energia do Pará). A empresa pediu à Aneel autorização para aumentar a tarifa de luz em 37,07%, mesmo sendo considerada uma das piores distribuidoras de energia do país. O reajuste, se autorizado, será anunciado no próximo dia 7 de agosto.

Os atos públicos acontecem nas cidades de Belém, Altamira, Marabá e Itaituba em frente às sedes da distribuidora. As atividades foram organizados por movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude e sindicatos como o dos eletricitários e dos professores, entre outras organizações populares a partir das 9h.

 

Ato em frente à sede da Celpa em Altamira, região atingida pela hidrelétrica de Belo Monte

“Vamos dizer um basta a esses abusos. Já pagamos umas das contas mais caras de energia do país e temos o pior serviço, mesmo sendo um estado com grandes projetos de geração de energia, como Tucuruí, Belo Monte (em construção) e o Complexo Tapajós (em planejamento)”, afirma Cleidiane Santos, militante do MAB.

“Aqui em Altamira, já vivemos o caos do aumento da população com Belo Monte. É difícil uma semana em que não falta energia algum momento do dia. Além disso, as contas vem absurdas, principalmente para a população mais pobre”, afirma Francisca, duplamente atingida pelo modelo elétrico brasileiro: pelo lago de Belo Monte e pelo alto preço das tarifas da Celpa.

A Celpa foi privatizada há 13 anos pelo então governador Almir Gabriel (PSDB). Com a privatização, a qualidade do serviço piorou e o trabalho dos trabalhadores foi precarizado. Ocorreram demissões em massa e a prática da terceirização passou a ser corriqueira. Em 2012, após a falência do Grupo Rede, antigo controlador da distribuidora, a empresa passou a ser controlada pelo grupo Equatorial Energia.

Das 1.457 reclamações registradas pelo Procon no Pará no primeiro semestre de 2014, quase metade (717) foram contra a Rede Celpa. As principais reclamações são quanto a cobranças abusivas.

Das 63 empresas que distribuem energia no Brasil, a Celpa está em último lugar em qualidade. Cada brasileiro ficou durante o ano de 2012 em média 20 horas sem energia. Os paraenses ficaram mais de 100 horas. As perdas de energia da Celpa chegam a 35%, sendo 1/3 assumido pela empresa e 2/3 pelos consumidores. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/08/2014

Plebiscito à vista!