Via Campesina ocupa Palácio do Governo, no Ceará

Desde o início da manhã desta quarta-feira (16), cerca de 800 militantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude ocupam a sede da Associação de Desenvolvimento Econômico do […]

Desde o início da manhã desta quarta-feira (16), cerca de 800 militantes da Via Campesina e do Levante Popular da Juventude ocupam a sede da Associação de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE) e a entrada do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, em Fortaleza, capital do Ceará.

A atividade, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas, reivindica o cancelamento do leilão de Libra, previsto para o próximo dia 21, mais áreas para a reforma agrária, políticas destinadas à soberania alimentar, acesso e distribuição de água na região, além da aprovação imediata da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Os manifestantes conseguiram uma audiência com o Deputado Camilo Santana e com os secretários da Secretaria da Cidade e do Desenvolvimento Agrário, que acontece nesta manhã para discutir os pontos de pauta.

Segundo o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, José Josivaldo Alves de Oliveira, os principais eixos que serão discutidos será a soberania energética, principalmente relacionada ao cancelamento do leilão de Libra, a retomada da reforma agrária e a aprovação da PNAB.

“O governador precisa, no mínimo, se posicionar em relação a essas questões que são de suma importância pra todo o povo brasileiro. Ele terá que se colocar na questão do petróleo, da reforma agrária e da necessidade de criação de uma política de direitos das populações atingidas”, afirmou. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro