Via Campesina ocupa unidade da Monsanto, em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (15) cerca de três mil camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e em outros movimentos da Via Campesina, entre eles o Movimento […]

Na manhã desta terça-feira (15) cerca de três mil camponeses e camponesas organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e em outros movimentos da Via Campesina, entre eles o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina/PE.

A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta.

“A ocupação é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no nordeste e repúdio às ações da Monsanto, empresa que historicamente privatiza os bens da natureza e controla o mercado agroalimentar mundial, ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade”, destaca Leomárcio Araújo, da coordenação do MPA.

A ação em Petrolina faz parte da Jornada Nacional de Lutas que acontece nesta semana em diversos estados do Brasil por soberania alimentar e energética e contra o leilão do petróleo do Campo de Libra. Amanhã, no Dia Internacional da Alimentação, será realizada a Audiência Popular do Seminárido. A audiência acontece a partir das 9 horas, na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro/BA.

Com informações do Setor de Comunicação do MPA 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro