Vale do Ribeira inicia a construção de PAIS
A tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) começou a ser implementada também no estado São Paulo, onde este ano serão construídas 50 unidades de produção, na região do […]
Publicado 09/08/2013
A tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) começou a ser implementada também no estado São Paulo, onde este ano serão construídas 50 unidades de produção, na região do Vale do Ribeira.
O processo de construção se iniciou há alguns meses, passando por processos de escolha das famílias, mapeamento da área, cursos de formação e as primeiras hortas estão sendo construídas em Cananéia.
No mês de julho e agosto as comunidades de Santa Maria e o Quilombo do Mandira estão realizando mutirões de construção dos PAIS, uma forma de construção coletiva, que contribui na união, solidariedade e troca de saberes nas comunidades.
Nessas comunidades as principais fontes de renda são a pesca, artesanatos e a agricultura tradicional. As famílias estão animadas, pois com as hortas poderão vender coletivamente sua produção nas feiras, e fortalecer as associações que já existem nas próprias comunidades e municípios, afirmou Louise, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região.
A primeira construção foi inaugurada nesta semana na casa do senhor Francisco e da dona Adélia. Ficamos felizes com as hortas, vamos juntar a produção de todas as famílias e colocar no caminhão pra levar para vender na cidade”, afirmou Carlinhos, coordenador do grupo de base da comunidade Santa Maria.
Assista ao vídeo realizado durante a construção dos primeiros PAIS em São Paulo.