Vale do Ribeira inicia a construção de PAIS

A tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) começou a ser implementada também no estado São Paulo, onde este ano serão construídas 50 unidades de produção, na região do […]

A tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) começou a ser implementada também no estado São Paulo, onde este ano serão construídas 50 unidades de produção, na região do Vale do Ribeira.

O processo de construção se iniciou há alguns meses, passando por processos de escolha das famílias, mapeamento da área, cursos de formação e as primeiras hortas estão sendo construídas em Cananéia.

No mês de julho e agosto as comunidades de Santa Maria e o Quilombo do Mandira estão realizando mutirões de construção dos PAIS, uma forma de construção coletiva, que contribui na união, solidariedade e troca de saberes nas comunidades.

Nessas comunidades as principais fontes de renda são a pesca, artesanatos e a agricultura tradicional.  “As famílias estão animadas, pois com as hortas poderão vender coletivamente sua produção nas feiras, e fortalecer as associações que já existem nas próprias comunidades e municípios”, afirmou Louise, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região.

A primeira construção foi inaugurada nesta semana na casa do senhor Francisco e da dona Adélia. “Ficamos felizes com as hortas, vamos juntar a produção de todas as famílias e colocar no caminhão pra levar para vender na cidade”, afirmou Carlinhos, coordenador do grupo de base da comunidade Santa Maria. 

Assista ao vídeo realizado durante a construção dos primeiros PAIS em São Paulo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro