Aula pública debaterá os males da privatização do petróleo

do Brasil de Fato O vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) será palco de uma aula pública sobre os males da privatização do petróleo, nesta quinta-feira […]

do Brasil de Fato

O vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) será palco de uma aula pública sobre os males da privatização do petróleo, nesta quinta-feira (8), a partir das 18 horas. O objetivo é esclarecer a sociedade sobre os riscos que os leilões de petróleo oferecem para a soberania nacional.

O evento é convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro Unificado de São Paulo. De acordo com as organizações, a privatização do petróleo é “um crime de lesa pátria que compromete o futuro do povo brasileiro e, principalmente, das próximas gerações”.

A aula será ministrada pelo coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, que abordará temas como a destinação social dos recursos gerados pela indústria petrolífera, os leilões de entrega dos recursos energéticos e o quanto as empresas transnacionais ganham com a privatização do petróleo e gás natural.

Além disso, serão debatidas com os participantes as principais propostas do PLS 531/2009, projeto de lei construído pela FUP e pelos movimentos sociais, em tramitação no Senado, que prevê o restabelecimento do monopólio estatal do petróleo, através de uma Petrobras 100% pública.

Nos últimos meses, o vão livre do Masp e outros espaços públicos têm sido cenário de aulas abertas sobre temas variados de interesse da população, como a mobilidade urbana, a democratização da comunicação, a necessidade da internet livre e a cobertura midiática das manifestações que desde junho tomam conta das ruas das principais capitais do país.

A aula pública terá início às 18 horas, no vão central do Masp, localizado na Avenida Paulista, 1548, nos Jardins, em São Paulo. Mais informações na página do evento no Facebook(com informações da FUP)

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro