Aula pública no MASP convoca população para barrar leilões do petróleo

do site da FUP Sindipetro Unificado de São Paulo A aula pública sobre a Privatização do Petróleo, realizada na quinta-feira à noite (08.08), no vão livre do Masp, na Avenida […]

do site da FUP


Sindipetro Unificado de São Paulo

A aula pública sobre a Privatização do Petróleo, realizada na quinta-feira à noite (08.08), no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, foi aberta com uma convocatória. O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, chamou a sociedade para protestar contra os leilões do petróleo.

“Só o povo nas ruas é que reverte um jogo de interesses como esse que está em curso no Brasil. Não existe nenhum lugar do mundo que controlou a energia e o petróleo sem que o povo tenha se mobilizado”, afirmou Moraes.

Durante a aula, o coordenador da FUP falou sobre assuntos relevantes para as pessoas entenderem o motivo pelo qual os petroleiros defendem que a Petrobrás seja 100% estatal. Ele abordou vários temas, como a destinação social dos recursos gerados pela indústria petrolífera, os riscos ambientais agravados pela privatização, os modelos de exploração do petróleo, por que os leilões devem ser barrados e quanto as empresas transnacionais lucram com o controle do petróleo e do gás natural.

Segundo Moraes, o petróleo representa hoje a principal fonte de energia do planeta e, enquanto matéria-prima, está presente em cerca de 4 mil produtos do dia a dia das pessoas.  “O petróleo é responsável por 50% de tudo o que se move no mundo e o Brasil tem a matriz energética mais diversificada e limpa, a melhor do planeta. Qualquer nação que deseja ter um futuro precisa olhar para o petróleo de maneira estratégica”, declarou.

A quebra do monopólio estatal do Brasil, de acordo com Moraes, se deu em 95, no governo tucano. Desde então, foram realizados 11 leilões de petróleo. Na 11ª Rodada, a principal área leiloada foi a Margem Equatorial, situada no litoral do Maranhão e Piauí. “Nesse local, segundo anunciou a própria ANP, há possibilidade de serem produzidos 30 bilhões de barris de petróleo. Se cada barril for vendido a 100 dólares, que é o preço de hoje, somaria um total de 7 trilhões de reais”, aponta.

A ANP anuncia agora o Leilão de Libra, área do pré-sal que já foi mapeada pela Petrobrás e tem previsão de produzir 15 bilhões de barris de petróleo. “É lucro líquido e certo, então para que leiloar essa área? O pré-sal pode significar uma outra independência para o Brasil, mas se explorado pelas empresas pode significar um caos. Imagina o nosso prejuízo ambiental!”, indagou o coordenador da FUP.

Moraes falou ainda sobre as principais propostas do PLS 531/2009, projeto de lei construído pela FUP e pelos movimentos sociais, em tramitação no Senado, sustentado por três pilares: a soberania nacional e controle da energia, o setor como fomentador do desenvolvimento e a destinação social do lucro econômico.

“Queremos o arquivamento definitivo da lei de concessão dos tucanos, fim dos leilões, retomada do monopólio estatal do petróleo com a aprovação do PLS e uma aliança com os amplos setores da sociedade em busca das mudanças necessárias. Não tem saída, o petróleo não será alavancador do desenvolvimento se for privatizado”, concluiu.

A aula terminou com Moraes e os participantes ecoando o grito de guerra “leilão, leilão é privatização. O petróleo é nosso e não abrimos mão”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro