Atingidos por barragens de Goiás iniciam a construção dos PAIS

Camponeses do município de Catalão (GO) atingidos pela Usina Hidrelétrica Serra do Facão começaram a implantar experiências de produção de alimentos saudáveis em suas propriedades utilizando o programa Produção Agroecológica […]

Camponeses do município de Catalão (GO) atingidos pela Usina Hidrelétrica Serra do Facão começaram a implantar experiências de produção de alimentos saudáveis em suas propriedades utilizando o programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

As famílias ribeirinhas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceria com o Movimento Camponês Popular (MCP), recebem orientações técnicas para a instalação do galinheiro, irrigação e outros itens para implementação das hortas.

O objetivo dessa experiência é, além de fortalecer a organização dos camponeses, produzir alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos para a subsistência das famílias e geração de renda através da venda do excedente da produção. A aplicação desta técnica diversifica a produção e alcança a sustentabilidade em pequenas propriedades.

Há anos as famílias já vêm trabalhando com a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos e estão realizando um trabalho de resgates das sementes crioulas de milho, feijão, arroz e sementes de hortaliças em geral. “Queremos primeiramente produzir alimentos saudáveis para nossa família e se sobrar iremos vender, mas o que queremos é produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos para ter uma vida melhor”, afirmou Eristania Marques, da comunidade Mata Preta, em Catalão.

Para o estado de Goiás estão previstos a construção de 50 unidades PAIS, 25 na região da UHE Serra do Facão e 25 na região da UHE Cana Brava.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro