Indonésia: Começa a VI Conferência Internacional da Via Campesina

Fonte: Assessoria de Imprensa da Via Campesina Após três intensas jornadas protagonizadas pelas assembleias de mulheres e jovens, na tarde de hoje (10) foi realizada a cerimônia de abertura para […]

Fonte: Assessoria de Imprensa da Via Campesina

Após três intensas jornadas protagonizadas pelas assembleias de mulheres e jovens, na tarde de hoje (10) foi realizada a cerimônia de abertura para dar as boas-vindas à VI Conferência Internacional da Via Campesina.  Irma Brunetto, irmã de Egidio, declarou aberta a VI Conferência, que traz o nome de seu irmão em homenagem ao legado de luta que ele deixou como exemplo a todos os lutadores e lutadoras do mundo.

Cerca de 1.500 camponeses e camponesas procedentes de todo mundo se concentraram hoje, 10 de junho, para celebrar a cerimônia de abertura da VI Conferência Internacional da Via Campesina. O evento foi realizado no estádio da Vitória dos Camponeses, no complexo Padepokan Pencak Silat, em Jacarta, Indonésia.

As Conferências Internacionais da Via Campesina realizam-se a cada quatro anos, e centenas de camponesas e camponeses provenientes de todos os continentes participam delas. São a instância máxima de tomada de decisões coletivas, de debates e de construção de uma agenda comum de mobilização do maior movimento camponês do mundo. A meta é criar um modelo alternativo de desenvolvimento rural.

Em edições anteriores, as conferências tiveram como anfitriões: Mons, Bélgica (1993); Txacala, México (1996); Bangalore, Índia (2000); São Paulo, Brasil (2004); Maputo, Moçambique (2008). E agora, para a VI Conferência a cidade é Jacarta, Indonésia.

A cerimônia de abertura da VI Conferência Internacional da Via Campesina

Camponeses de todo o mundo e representantes das autoridades da República de Indonésia estiveram presentes na cerimônia de abertura da Conferência. Foi um ato carregado de emoção e cores, com apresentações musicais, instrumentais, danças e cantos típicos da terra indonésia.

Henry Saragih, representante da Serikat Petani Indonésia (SPI), a organização camponesa anfitriã do evento, dirigiu-se aos e as camponesas com um discurso em que recordou as lutas que unem todo o campesinato do mundo, ali reunido. São elas: a luta pela Soberania Alimentar e os direitos camponeses, pela justiça agrária e o acesso a terra, contra a revolução verde, contra os mercados livres, e contra os Acordos de Livre Comércio. Saragih também não se esqueceu do povo palestino nestes momentos: “O colonialismo acabou faz meio século, no entanto, Palestina segue sofrendo-o, viva o povo palestino!”, bradou o líder entre aplausos.

A cerimônia contou, também, com apresentações típicas da cultura local, entre elas, o Pencak Silat, um tipo de arte marcial tipicamente indonésio, que tem sido representado por mulheres. O próprio local onde ocorre a conferência é um complexo esportivo onde se praticam diversas artes marciais asiáticas, a mais praticada delas é o próprio o Pencak Silat, daí vem o nome do complexo.

 

O Mars Petani, canto típico da Indonésia, foi interpretado por dez mulheres durante a cerimônia. Cada uma delas vestia uma cor, e entoavam a suave melodia de “Wahai Pemuda Pemudi”.

Durante a cerimônia de abertura, Itelvina Massioli, da Via Campesina Brasil, propôs o desenvolvimento de formas criativas para enfrentar as diferentes crises: a climática, a financeira, a alimentar, a política, a cultural, a ética e a de valores, que afetam toda a sociedade. “Chegou a hora das acusações”, dizia Itelvina, “a hora de acusar os estados e governos por apoiar práticas de favoritismo político a favor da malha empresarial agroalimentar”.

“Viva a Via Campesina”, bradava-se, sobretudo, em bahaya, o idioma local, e em espanhol entre o público. O ministro de agricultura da República da Indonésia, destacou, em sua fala, que a reforma agrária é uma prioridade para o Governo e expressou o seu desejo de que os sindicatos agrários contribuam nessa discussão em seus espaços. “Devemos ser auto-suficientes e diversificar nossa produção alimentar, já que temos um grande potencial”.

Por sua vez, o representante da FAO na Indonésia (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), mostrou-se contundente frente à necessidade de aumentar os investimentos na agricultura, “para erradicar a pobreza no mundo”, para conseguir construir uma sociedade mais justa.

No encerramento desse ato de abertura, foi realizado um ritual espiritual, em que camponeses e camponesas locais compartilharam uma oferenda, típica em momentos festivos, que é o arroz cozido, repartido entre os camponeses e camponesas por regiões.

(tradução notícia CLOC – Via Campesina)

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro