MAB participa da IV Plenária Nacional da FUP

Com o tema “Trabalhadores do campo e da cidade em defesa da democracia”, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizou sua IV Plenária Nacional, que aconteceu de 6 a 9 […]

Com o tema “Trabalhadores do campo e da cidade em defesa da democracia”, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizou sua IV Plenária Nacional, que aconteceu de 6 a 9 de junho, no assentamento do MST Normandia, em Caruaru, Pernambuco.

 

O evento foi marcado pela análise de conjuntura e pelos debates sobre a importância estratégica da energia para a soberania nacional, tendo em vista que somos um dos países do mundo com as maiores reservas de petróleo e gás, e energia hidrelétrica, recursos tão importantes para o desenvolvimento da nação.

Durante a Plenária, os representantes do MAB chamaram atenção para quatro elementos, a saber: que hoje o Brasil é o país que desperta maior cobiça das transnacionais imperialistas na exploração dos recursos naturais como água, minério, petróleo e gás, energia elétrica entre outras; que existe um interesse muito grande na privatização daquilo que pode dar mais retorno financeiro ao capital, a exemplo do que está ocorrendo com as usinas hidrelétricas da CESP, em São Paulo; que na 11ª rodada de leilões do petróleo ficou clara a intervenção das empresas privadas se apropriando de grande parcela ofertada pela Petrobrás e; a importância de construir um campo unitário de luta em torno da soberania nacional, que contemple os trabalhadores do campo e da cidade, com o viés da energia e industrialização nacional.

Na mesa de abertura, o coordenador nacional do MAB, Joceli Andreoli, parabenizou a FUP por sua atuação política na construção da unidade dos movimentos sociais nos fóruns de defesa do petróleo e da energia como bens sociais e destacou a importância do tema da IV Plenafup: “Trabalhadores do campo e da cidade em defesa da democracia. “É a unidade que nos dá o poder de realização concreta dos projetos que defendemos enquanto classe trabalhadora e movimento social, comprometidos com a soberania do nosso povo. Neste momento em que o capital internacional está em crise e quando os recursos energéticos estão no centro das disputas, discutir democracia é discutir as reformas estruturais que queremos para o nosso país”, declarou.

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, também frisou que sem unidade, a classe trabalhadora não conseguirá superar os desafios que tem pela frente. “Nossa categoria vive hoje sob o risco constante de precarização das condições de trabalho e segurança, em função do avanço da terceirização e da apropriação do capital privado sobre os recursos de petróleo. Dos 189 blocos que foram leiloados na 11ª Rodada, a Petrobrás é operadora em apenas três”, denunciou, referindo aos blocos marítimos arrematados pela estatal. “Esse é um setor extremamente estratégico para a nação só teremos chance nessa batalha, se soubermos estabelecer alianças importantes, como a que temos com o MST e o MAB”, revelou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FUP.

Foto: Assessoria de Imprensa da FUP.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro