MAB e movimentos sociais iniciam segunda etapa do curso de Energia

Com o objetivo de aprofundar o tema da energia de forma ampla e com o olhar de vários movimentos sociais do Brasil e América Latina, iniciou ontem na Universidade Federal […]

Com o objetivo de aprofundar o tema da energia de forma ampla e com o olhar de vários movimentos sociais do Brasil e América Latina, iniciou ontem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a segunda etapa do curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, uma pareceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e o laboratório ETTERN/IPPUR da UFRJ.

Composta por 65 alunos de oito países (Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México), a etapa terá duração de 15 dias, divididos em quatro disciplinas sobre questões energéticas, ambientais, sociais e políticas.

Segundo o estudante Frede Vieira, que vem do estado do Pará, “o curso representa uma oportunidade histórica, pois permite aos educandos o acesso ao conhecimento público e de qualidade, um direito de todos e que tem sido negado aos trabalhadores”. O curso compreende um processo contínuo de dois anos de formação, no regime de alternância, no qual os estudantes são desafiados a refletir sobre os temas do curso também no período em que estão fora da universidade (no chamado “tempo comunidade”). 

Esta é a terceira turma do curso. Em outubro de 2012, o curso foi apresentado no Congresso de Extensão da UFRJ e ganhou prêmio de menção honrosa, fato que comprova a importância deste tanto para o meio acadêmico como para as organizações sociais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro