Atingidas do Ceará preparam bordados para Encontro Nacional

Nesse último período o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem se preparando para o seu Encontro Nacional que acontecerá de 2 a 5 de setembro em São Paulo e […]

Nesse último período o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem se preparando para o seu Encontro Nacional que acontecerá de 2 a 5 de setembro em São Paulo e que terá como lema Água e energia com soberania, distribuição de riqueza e controle popular. Para isso, todos os estados em que o movimento é organizado estão trabalhando para que este encontro seja uma construção coletiva de todos os atingidos.  

No estado do Ceará, esse processo está ocorrendo a partir de várias iniciativas. Uma delas foi a produção de artesanatos. Há praticamente um semestre mulheres atingidas por barragens estão auto-organizadas em encontros semanais para a confecção de painéis bordados com símbolos do movimento e de figuras importantes para a classe trabalhadora.

Para a coordenadora de grupo de base do MAB no estado, Maria das Graças, o sentimento é de muito ânimo e coletividade. “Nós vivemos um momento muito importante de confraternização e troca de experiências com as outras comunidades, de cultura e de vida. Por isto, não podemos parar depois que o Encontro acontecer”, disse.  

Os bordados serão vendidos pelas atingidas durante o Encontro Nacional. “Esse processo de construção deixa claro que só a organização e luta mudam a vida. Nosso desafio é maior, é manter esse nosso ânimo pra além do Encontro”, indicou Mércia Vieira, coordenadora do MAB na região.

Além disso, diversas comunidades estão se organizando para a realização de noites culturais, confraternizações e sorteios para arrecadação de recursos e como forma de animação para o Encontro. “A preparação desses eventos é muito importante para aumentar o ânimo do povo, mas, principalmente, para a organização dos grupos de base que se fortalece nestes processos”, afirmou Mércia.

Ela também chamou atenção para a importância da formação. “Antes de tudo, estamos intensificando nosso processo de formação para que todos os atingidos, principalmente os que estarão em São Paulo, saibam os objetivos e a intencionalidade deste Encontro”, apontou.

A expectativa do estado é comparecer com 400 atingidos e atingidas que virão em 10 ônibus no Encontro Nacional do MAB, em São Paulo.