Atingidas do Ceará preparam bordados para Encontro Nacional

Nesse último período o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem se preparando para o seu Encontro Nacional que acontecerá de 2 a 5 de setembro em São Paulo e […]

Nesse último período o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem se preparando para o seu Encontro Nacional que acontecerá de 2 a 5 de setembro em São Paulo e que terá como lema Água e energia com soberania, distribuição de riqueza e controle popular. Para isso, todos os estados em que o movimento é organizado estão trabalhando para que este encontro seja uma construção coletiva de todos os atingidos.  

No estado do Ceará, esse processo está ocorrendo a partir de várias iniciativas. Uma delas foi a produção de artesanatos. Há praticamente um semestre mulheres atingidas por barragens estão auto-organizadas em encontros semanais para a confecção de painéis bordados com símbolos do movimento e de figuras importantes para a classe trabalhadora.

Para a coordenadora de grupo de base do MAB no estado, Maria das Graças, o sentimento é de muito ânimo e coletividade. “Nós vivemos um momento muito importante de confraternização e troca de experiências com as outras comunidades, de cultura e de vida. Por isto, não podemos parar depois que o Encontro acontecer”, disse.  

Os bordados serão vendidos pelas atingidas durante o Encontro Nacional. “Esse processo de construção deixa claro que só a organização e luta mudam a vida. Nosso desafio é maior, é manter esse nosso ânimo pra além do Encontro”, indicou Mércia Vieira, coordenadora do MAB na região.

Além disso, diversas comunidades estão se organizando para a realização de noites culturais, confraternizações e sorteios para arrecadação de recursos e como forma de animação para o Encontro. “A preparação desses eventos é muito importante para aumentar o ânimo do povo, mas, principalmente, para a organização dos grupos de base que se fortalece nestes processos”, afirmou Mércia.

Ela também chamou atenção para a importância da formação. “Antes de tudo, estamos intensificando nosso processo de formação para que todos os atingidos, principalmente os que estarão em São Paulo, saibam os objetivos e a intencionalidade deste Encontro”, apontou.

A expectativa do estado é comparecer com 400 atingidos e atingidas que virão em 10 ônibus no Encontro Nacional do MAB, em São Paulo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro