Lançamento do Encontro Nacional do MAB reúne diversas entidades em SP

Movimentos do campo, organizações sindicais, frente feminista e outros segmentos da luta popular estiveram presentes no lançamento do Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizado na sexta-feira […]

Movimentos do campo, organizações sindicais, frente feminista e outros segmentos da luta popular estiveram presentes no lançamento do Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizado na sexta-feira (26), em São Paulo.

O Encontro Nacional do MAB, que tem como lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular” irá reunir cerca de 4 mil atingidos de todas as regiões do Brasil de 2 a 5 de setembro na cidade de São Paulo. Os principais objetivos são fortalecer a união entre campo e cidade, com o fortalecimento da relação dos atingidos por barragens e trabalhadores do setor elétrico, reafirmar a necessidade de modelo energético popular para o Brasil, além de ser um momento importante de pressão popular pela aprovação da Política de Direitos para as Populações Atingidas por Barragens.

Para a coordenadora nacional do MAB, Liciane Andrioli, o Encontro Nacional será mais um momento da classe trabalhadora ir às ruas. “Além de reivindicar nossas pautas específicas, como a aprovação de uma política pública que dê garantia jurídica aos atingidos, já que a única lei que versa sobre nós é de 1941 e garante apenas a indenização aos proprietários da terra, este é um momento muito especial na conjuntura, no qual toda a classe trabalhadora tem que se unir em torno de um projeto popular para o Brasil”, disse.

O militante da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, Lúcio Centeno, também reforçou a importância histórica do momento. “As mobilizações e reivindicações que vêm da rua, apesar de espontâneas, tem um caráter bastante progressista. Hoje, quando vamos para as periferias explicar o que é nossa organização fica muito mais fácil que antes, porque podemos apontar pra rua e dizer: isto é o Levante Popular da Juventude”, apontou.

Também foi colocada a importância estratégica da luta contra os leilões do petróleo. Para Liciane, o petróleo é uma fonte energética com uma importância fundamental para a soberania nacional e para colocar em prática as reivindicações que vêm da rua. “Precisamos unir forças para impedir os leilões previstos para outubro”, convocou.

 

Parcerias

As 14 entidades e organizações presentes demonstraram apoio e confirmaram presença no Encontro Nacional do MAB. O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Paulo, frisou a união em torno da ofensiva internacional. “O MAB tem uma grande importância, porque talvez seja o movimento que faça um enfrentamento mais direto ao capital internacional. Por isso, não estamos aqui apenas para prestar solidariedade, mas porque todos somos companheiros na luta contra o capitalismo”, afirmou.

Na mesma linha, o militante da Consulta Popular e do Sindicato dos Engenheiros (Senge) do Paraná, Antônio Goulart, lembrou a responsabilidade do movimento. “O MAB luta por um sistema elétrico que é quase quinze vezes maior que o do Peru e por isso é fundamental a união de toda a classe trabalhadora, principalmente com os eletricitários”, assinalou.

Já o professor da USP e assessor do MAB, Célio Bermann, colocou a questão da reforma agrária como primordial no debate dos atingidos. “Vivemos em um país onde apenas o proprietário tem direito à indenização quando atingido por uma barragem, como se no Brasil tivesse ocorrido uma reforma agrária, como se a terra não fosse concentrada na mão de poucos”, relembrou.

Por fim, o integrante da Pastoral do Migrante e do Grito dos Excluídos, José Carlos Alves Pereira, colocou a importância de sonhar e manter a utopia de um mundo melhor, citando o poema de Carlos Drummond de Andrade, “(…) você marcha José! José, pra onde?”.

 

Veja aqui o vídeo do lançamento divulgado pela TVT.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro