Atingidos ocupam prefeitura de Itapuã D’oeste

Nesta tarde (18), militantes organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a prefeitura de Itapuã D’oeste, no estado de Rondônia. A ação cobra medidas para solucionar a situação […]

Nesta tarde (18), militantes organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a prefeitura de Itapuã D’oeste, no estado de Rondônia. A ação cobra medidas para solucionar a situação das 40 famílias que estão sendo despejadas de uma ocupação urbana.  

A ocupação foi realizada no dia 9 de fevereiro deste ano por atingidos por barragens, que reivindicam a desapropriação da área por interesse social, por pertencer ao estado.

Entretanto, um empresário da região se intitula proprietário do local e chegou a apresentar um contrato de compra e venda sem registro em cartório, um boletim de ocorrência e um comprovante de IPTU, o que não legitima a posse da terra.

O juiz da cidade ordenou que as famílias se retirem do local em 5 dias, como condição para não executar a reintegração de posse. A assessoria jurídica do MAB está recorrendo desta decisão.  

No dia 18 de fevereiro, a Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou ação repressiva contra as famílias, com agressões, bombas de efeito moral e balas de borracha, mas não conseguiram retirá-las do local.

Segundo a liderança do MAB na região, os atingidos estão ali para negociar com o prefeito uma solução para as famílias. “Queremos que intervenha para evitar a ação da polícia, até que consiga um terreno para estas famílias, priorizando a área já ocupada, e faça um projeto para a construção de moradia pelo Programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro