Moradores de Brasil Novo (PA) exigem #Saúde Já

Por volta de 300 moradores do município paraense de Brasil Novo protestaram em frente à prefeitura da cidade para exigir melhorias na saúde do município. Os manifestantes se encontraram no […]

Por volta de 300 moradores do município paraense de Brasil Novo protestaram em frente à prefeitura da cidade para exigir melhorias na saúde do município. Os manifestantes se encontraram no campo de aviação da cidade e seguiram em caminhada pela cidade.

Entre as pautas estava a mudança na gestão municipal de saúde, melhorias na assistência, implantação de um hospital público, funcionamento adequado dos postos de saúde (onde existem) e implantação onde não existem, nos bairros e nas comunidades rurais e garantia de água de qualidade e em quantidade suficiente para todas as famílias das agrovilas e sedes do município.

“É uma vergonha uma cidade como Brasil Novo, frente a todos os impactos causados pela barragem de Belo Monte, não ter um hospital público, pois a saúde é um direito da população e não mercadoria”, afirmou Claret Fernandes, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e padre da paróquia da cidade.

Após partilharem vários depoimentos sobre como esses problemas na saúde afetaram a vida da população, inclusive com casos de morte por erros médicos, os manifestantes decidiram encaminhar as denúncias para a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos. Além disso, o presidente da Câmara Municipal se comprometeu a agendar uma audiência pública para encaminhar soluções.

O ato foi organizado pela Comissão Justiça e Paz (CJP), MAB, Acampamento Novo Horizonte, Levante Popular da Juventude e Pastoral da Juventude. No final da atividade, os manifestantes colaram cartazes na porta da prefeitura e escreveram mensagens de protesto no chão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro