MAB participa de marcha com 10 mil em Belo Horizonte

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta quinta-feira (11) de marcha nas ruas de Belo Horizonte (MG), que reuniu 10 mil militantes de todas as centrais sindicais e […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta quinta-feira (11) de marcha nas ruas de Belo Horizonte (MG), que reuniu 10 mil militantes de todas as centrais sindicais e movimentos da Via Campesina.

A mobilização saiu da Praça Sete, passou pela prefeitura, Banco Central, Assembleia Legislativa, CEMIG e terminou com um grande protesto em frente à rede Globo, contra o monopólio da comunicação, exigindo a democratização da mídia.

Na CEMIG, a marcha denunciou o envio de 4, 2 bilhões de reais no ano passado para acionista privados, enquanto o povo mineiro paga uma das tarifas mais caras do Brasil, com péssima qualidade no serviço, além das terceirizações e mortes dos trabalhadores (uma morte a cada 45 dias). Para Guilherme Camponês, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a CEMIG possui uma divida histórica com a população de Minas Gerais e de violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens.

Desde o início do ano, todas as organizações e movimentos do campo e da cidade estão unificados na construção do Plebiscito Popular pele Energia, que reivindica a redução das tarifas e ICMS no estado.

No final do ano passado, quando a presidenta Dilma Rousseff anunciou a redução média de 20% nas contas de luz, a CEMIG, comandada pelo governador Antônio Anastasia (PSDB), colocou-se contrária a medida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro