Via Campesina tranca rodovia e ponte em Pernambuco
Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas. Em Cabrobó, cerca de […]
Publicado 11/07/2013
Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas.
Em Cabrobó, cerca de 2 mil pessoas trancaram por várias horas a BR 428, no trevo que dá acesso à BR 116, trazendo a pauta da reforma agrária e a titulação dos territórios tradicionais quilombolas.
No município de Santa Maria da Boa Vista, mil pessoas também fecharam a BR 428 desde 8 horas da manhã até o meio da tarde, exigindo melhorias na educação, na saúde e nas estradas.
Já em Petrolina, cerca de 3 mil pessoas do campo e da cidade trancaram a Ponte Dutra, que liga Petrolina à Juazeiro. Ontem à noite (10), o juiz havia expedido uma liminar que impedia a manifestação, mas os movimentos mantiveram o protesto.
As reivindicações eram pela garantia dos direitos dos atingidos pela transposição do Rio São Francisco e pelos dois projetos de hidrelétricas, Riacho Seco e Pedra Branca.
Além disso, os protestos trouxeram as pautas nacionais, enfocando principalmente a necessidade da democratização dos meios de comunicação.