Via Campesina tranca rodovia e ponte em Pernambuco

Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas. Em Cabrobó, cerca de […]

Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas.

Em Cabrobó, cerca de 2 mil pessoas trancaram por várias horas a BR 428, no trevo que dá acesso à BR 116, trazendo a pauta da reforma agrária e a titulação dos territórios tradicionais quilombolas.

No município de Santa Maria da Boa Vista, mil pessoas também fecharam a BR 428 desde 8 horas da manhã até o meio da tarde, exigindo melhorias na educação, na saúde e nas estradas.

Já em Petrolina, cerca de 3 mil pessoas do campo e da cidade trancaram a Ponte Dutra, que liga Petrolina à Juazeiro. Ontem à noite (10), o juiz havia expedido uma liminar que impedia a manifestação, mas os movimentos mantiveram o protesto.

As reivindicações eram pela garantia dos direitos dos atingidos pela transposição do Rio São Francisco e pelos dois projetos de hidrelétricas, Riacho Seco e Pedra Branca.

Além disso, os protestos trouxeram as pautas nacionais, enfocando principalmente a necessidade da democratização dos meios de comunicação. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho