Via Campesina tranca rodovia e ponte em Pernambuco

Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas. Em Cabrobó, cerca de […]

Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, movimentos da Via Campesina realizaram manifestações em três cidades de Pernambuco, com um total de aproximadamente 6 mil pessoas.

Em Cabrobó, cerca de 2 mil pessoas trancaram por várias horas a BR 428, no trevo que dá acesso à BR 116, trazendo a pauta da reforma agrária e a titulação dos territórios tradicionais quilombolas.

No município de Santa Maria da Boa Vista, mil pessoas também fecharam a BR 428 desde 8 horas da manhã até o meio da tarde, exigindo melhorias na educação, na saúde e nas estradas.

Já em Petrolina, cerca de 3 mil pessoas do campo e da cidade trancaram a Ponte Dutra, que liga Petrolina à Juazeiro. Ontem à noite (10), o juiz havia expedido uma liminar que impedia a manifestação, mas os movimentos mantiveram o protesto.

As reivindicações eram pela garantia dos direitos dos atingidos pela transposição do Rio São Francisco e pelos dois projetos de hidrelétricas, Riacho Seco e Pedra Branca.

Além disso, os protestos trouxeram as pautas nacionais, enfocando principalmente a necessidade da democratização dos meios de comunicação. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro