Via Campesina continua ocupando a CODEVASF

Movimentos sociais que integram a Via Campesina continuam ocupando o prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), em Montes Claros (MG). A ocupação aconteceu […]

Movimentos sociais que integram a Via Campesina continuam ocupando o prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), em Montes Claros (MG). A ocupação aconteceu na manhã de ontem (10) para que a empresa cumpra o acordo realizado a mais de três meses.

O acordo prevê basicamente dois pontos: o primeiro reivindica a necessidade de articular uma reunião em Brasília entre Ministério da Integração Nacional, CODEVASF e atingidos para resolução das pautas específicas de ambos os projetos de irrigação administrados pela empresa. Já o segundo diz respeito à garantia de apresentação da pauta dos atingidos à CODEVASF Nacional, para esta apresentar uma proposta de resolução dos conflitos na região.

A reunião na qual ocorreu a assinatura do acordo, contou com a presença de representantes da CODEVASF Nacional e Regional, do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais (CONEDH), além de diversos movimentos sociais e dos atingidos pelos projetos de irrigação.

Por volta das 22 horas de ontem os movimentos sociais receberam de oficiais de justiça uma carta de reintegração de posse para “devolver” a CODEVASF até às 8 horas de hoje, mas os trabalhadores continuam resistindo até conseguirem uma audiência com Elmo Vaz, presidente da CODEVASF, Fernando Bezerra, Ministro da Integração, e Carlos Mário Guedes de Guedes, superintendente nacional do INCRA.

Os manifestantes reclamam da empresa que se nega a cumprir o acordo feito e a dialogar com os movimentos. De acordo com a Via Campesina, caso aconteça uso da violência pela força policial com os militantes que permanecem no local, a responsabilidade será do superintendente regional e do governo federal.

“Seguiremos firmes na luta até a conquista de nossos objetivos e só sairemos daqui com resultados concretos e positivos para a classe trabalhadora”, afirmam as lideranças.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro