Atingidos por Panambi e Garabi trancam porto internacional

Na manhã desta quinta-feira (11), cerca de 500 pessoas ameaçadas pelas barragens de Panambi e Garabi, projetadas para o rio Uruguai, na divisa do Brasil com a Argentina, marcharam pela […]

Na manhã desta quinta-feira (11), cerca de 500 pessoas ameaçadas pelas barragens de Panambi e Garabi, projetadas para o rio Uruguai, na divisa do Brasil com a Argentina, marcharam pela cidade de Porto Mauá (RS) e trancaram o porto internacional por uma hora.

A manifestação na cidade contou com a presença de centenas de ameaçados pelas barragens, com estudantes do ensino médio e com a população da cidade, que é totalmente contra a barragem. Os atingidos trancaram o porto com tratores e os manifestantes, em sinal de protesto, impediram a passagem de veículos e pessoas pela balsa que liga os dois países.

De tarde os manifestantes foram para a cidade de Santa Rosa (RS) participar do ato unificado dos sindicatos da região e dos movimentos sociais. Estiveram presentes integrantes da CUT, da Contag, do MST, professores, metalúrgicos e professores, entre outras categorias.

Cerca de 700 pessoas participaram deste ato no noroeste do Rio Grande do Sul, cujas pautas foram a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, maior investimento do estado em educação e saúde, mais investimentos na agricultura e melhoria no piso salarial dos professores. Uma das grandes bandeiras levantadas na mobilização também foi a luta contra as barragens de Panambi e Garabi.

Toda essa região será atingida se as barragens forem construídas. Segundo as lideranças locais, este é um dos motivos da boa receptividade das ações pela população de Santa Rosa, que está se dando conta da importância de estarem mobilizados.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro