Militantes preparam plebiscito sobre preço da luz no norte de Minas

No último sábado (6) aconteceu um seminário sobre o Plebiscito pela redução da tarifa de energia elétrica e do ICMS na conta de luz em Taiobeiras, norte de Minas Gerais. […]

No último sábado (6) aconteceu um seminário sobre o Plebiscito pela redução da tarifa de energia elétrica e do ICMS na conta de luz em Taiobeiras, norte de Minas Gerais. O objetivo do seminário foi capacitar multiplicadores e criar os comitês municipais para que até outubro façam o trabalho de base em toda a região.

A atividade contou com a participação de 60 pessoas dos municípios de Taiobeiras, Indaiabira, Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Salinas e com representações de diversas organizações, entre elas SindUTE, MAB, Ceb’s, STR de Taiobeiras e Grão Mogol,  IFET- Salinas, D.A. do IFET Movimento Geraizeiro, EFA de Taiobeiras, Sindágua,  Sinasefe, e representantes de comunidades rurais da região.

Durante a atividade foi reforçado junto aos participantes a importância do debate da energia elétrica na atual conjuntura política estadual e a importância de defender que a CEMIG volte a ser do povo mineiro e não das grandes empresas como Andrade Gutierrez. Os militantes também esclareceram como o ICMS virou moeda de troca eleitoral em Minas e explicaram o que é o plebiscito popular e como será organizado.

Por fim, eles reforçaram algumas agendas de lutas dos trabalhadores e a necessidade de estarem todos unidos na defesa das pautas unitárias dos trabalhadores, tais como redução das tarifas de água, luz e transporte, saúde, educação, reforma agrária, moradia, transporte, democratização da mídia, trabalho.

Foram criados três comitês na região, sendo um em Salinas, outro na bacia do rio Pardo (Taiobeiras e Indaiabira) e outro em Grão Mogol, com encaminhamentos de meios para divulgação e previsão de outros seminários.

Segundo Mateus Melo, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), os participantes saíram bem animados para a construção desta ferramenta de luta junto à sociedade mineira que é o plebiscito popular. “Os participantes entenderam que mais importante do que os votos durante os dias 19 a 27 de outubro é o trabalho de organização junto ao povo e o trabalho de base que vem sendo construído”, afirmou o coordenador.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro