Protesto em Rondônia: manifestantes voltam às ruas
No final da tarde de ontem (26), aproximadamente mil e quinhentos manifestantes voltaram a ocupar as principais ruas de Porto Velho/RO. O protesto contou com a participação de trabalhadores da […]
Publicado 27/06/2013
No final da tarde de ontem (26), aproximadamente mil e quinhentos manifestantes voltaram a ocupar as principais ruas de Porto Velho/RO. O protesto contou com a participação de trabalhadores da educação, sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade, com muita participação de jovens.
Os manifestantes cobravam a destinação dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, a democratização dos meios de comunicação e a reforma agrária para a produção de alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro. Reivindicações pela liberdade de expressão, pelo fim da criminalização dos movimentos sociais, por melhorias dos serviços públicos (saúde e transporte), com redução imediata da tarifa de energia elétrica e de ônibus e medidas contundentes sobre a reforma política e contra a corrupção também fizeram parte do protesto.
Segundo Océlio Muniz, da coordenação do MAB, o desejo dos manifestantes está na defesa de seus direitos, desde o acesso a serviços públicos de qualidade como de participarem diretamente da construção política deste país. Defendemos abertamente a realização de plebiscito popular que autorize a convocação de uma Constituinte Específica para fazer a reforma política. Neste ponto, o financiamento público das eleições é um elemento central.
Foto: G1