População reafirma luta contrária à barragem de Itapiranga

Mais de 40 lideranças entre representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Igrejas, autoridades, vereadores, prefeitos e vice – prefeitos participaram de uma […]

Mais de 40 lideranças entre representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Igrejas, autoridades, vereadores, prefeitos e vice – prefeitos participaram de uma importante reunião no último dia 25 de abril da Comissão Interestadual dos Atingidos e Ameaçados pelo projeto da barragem de Itapiranga, prevista para o rio Uruguai.

A reunião aconteceu na Câmara dos Vereadores do município gaúcho de Pinheirinho do Vale e teve o objetivo de avaliar a grande assembleia do Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, realizado no dia 14 de março em Itapiranga, Santa Catarina, além de avaliar a situação do projeto da barragem, repassar informes dos municípios e discutir os próximos passos.

Os estudos de viabilidade da barragem estão paralisados pela Ação Civil Pública do Ministério Público Federal de São Miguel do Oeste (SC) há mais de 18 meses. A paralisação é fruto da organização e luta do MAB, de prefeituras e diversas entidades apoiadoras. Após analisar a realidade e o histórico de mais de 30 anos de luta e de resistência, foram avaliados os impactos negativos que a barragem trará se for construída. “Será só desgraça e destruição das comunidades, do meio ambiente, da cultura, da economia, da religião, da vida do povo da região”, avaliam as lideranças.

Conforme resultados da reunião, os presentes reafirmaram a luta contra a construção da barragem de Itapiranga, realizarão reuniões nas comunidades, e farão um seminário com conjuntura do setor energético, a atual situação da barragem e depoimentos de atingidos de outras barragens no dia 24 de maio de 2013 em Caiçara (RS), além de uma audiência com a Ministra Ideli Salvatti para tratar sobre o assunto da barragem. Também foram feitos encaminhamentos para a participação do Encontro Nacional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro