Marcha por direitos do Assurini chega amanhã a Altamira

As famílias de Assurini, região ao lado de Belo Monte, estão em marcha por seus direitos. A caminhada começou ontem (28), com previsão de chegada a Altamira amanhã (30). Na […]

As famílias de Assurini, região ao lado de Belo Monte, estão em marcha por seus direitos. A caminhada começou ontem (28), com previsão de chegada a Altamira amanhã (30).

Na cidade, vão se juntar a outros manifestantes atingidos por Belo Monte, como famílias das áreas alagadas da cidade, e moradores de comunidades do entorno que também estão lutando por luz, moradias e condições de produção.

Pela manhã os manifestantes vão fazer uma marcha pela cidade e na parte da tarde vão se encontrar com autoridades para denunciar o desrespeito aos direitos humanos da populações do campo e da cidade, e reivindicar seus direitos.

Um dos pontos de reivindicação dos moradores do Assurini é a luz elétrica. A Celpa, distribuidora de energia do Estado, construiu a rede elétrica no Assurini para atender 600 famílias (10% da demanda), mas até hoje a ligação não foi feita porque as torres para travessia da energia no Xingu ainda não foram implantadas.

Luz para Todos          

No dia 26 de abril, houve lançamento de um programa especial do Luz para Todos, para ser implantado nos 11 municípios prejudicados pela barragem de Belo Monte, com presença de Aurélio Pavão, Diretor do Programa. Ele prometeu que até final de maio as ligações serão feitas para as famílias de Assurini. Mas o povo está desconfiado, pois diversos trechos da rede estão pelo chão, porque não foram cortadas as árvores próximas à fiação. Segundo moradores, passou um fiscal e disse que ‘a rede está toda irregular’. As famílias querem cobrar da Celpa reparo imediato da rede, pois do modo que ela está temem pagar a conta de luz e continuar sem energia.

Um outro ponto da pauta é a construção de ponte de quase 7 km no rio Xingu e, de imediato, ‘passe livre’ para todas as pessoas na balsa. Hoje a população paga caro para ir à sede do próprio município. Uma moto são 7 reais e um carro 19,50 reais. Na marcha, as famílias vêm cantando: ‘a travessia no Xingu virou pedágio, seu preço amargo tem gosto de exploração’.

Assurini é o maior assentamento rural do Pará, com aproximadamente 30 mil pessoas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro