Atingidos por Belo Monte cobram medidas da prefeitura

Nesta quinta-feira de manhã (21) os moradores dos “Baixões” de Altamira vão exigir que a prefeitura  crie as condições necessárias para a sobrevivência nessas áreas com a subida das águas. […]

Nesta quinta-feira de manhã (21) os moradores dos “Baixões” de Altamira vão exigir que a prefeitura  crie as condições necessárias para a sobrevivência nessas áreas com a subida das águas.

Todos os anos, com a subida das águas durante o inverno (estação chuvosa), as famílias são obrigadas a saírem de suas casas e acamparem no Parque de Exposições da cidade. A medida é ruim, pois ficam com suas casas abandonadas e suscetíveis a violações. Por isso, os moradores cobraram que a prefeitura construísse pontes e entregasse as cestas básicas nos bairros. Como ainda não tiveram resposta e a água começou a subir rapidamente, eles voltarão a cobrar seus direitos da secretária de Ação Social do município, Rute Barros.

As famílias são atingidas pela barragem de Belo Monte e ainda não tem uma posição oficial da dona a obra, a Norte Energia, sobre seu direito ao reassentamento. Elas temem que essa situação as deixe mais vulneráveis diante da empresa. A barragem de Belo Monte está sendo construída em ritmo acelerado para entrar em funcionamento no início de 2015, mas a construção dos reassentamentos sequer começou. De acordo com relatório do IBAMA, a Norte Energia está pelo menos um ano atrasada para dar uma resposta aos moradores das áreas alagadas.

Os direitos de permanência nos Baixões foi pauta da jornada de lutas do 14 de Março, Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens. Neste dia, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) construiu uma grande assembleia onde os moradores trouxeram suas reivindicações.

Com a subida repentina das águas no início da semana, um dos bairros em questão, o Baixão do Tufi, foi surpreendido. A água subiu tanto que os moradores não estão tendo condições de permanecer. Diversas famílias foram para casa de parentes em locais mais altos, outras foram levadas para o Ginásio Poliesportivo Municipal.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro