Mulheres de Marabá (PA) fazem jornada de lutas por políticas públicas

As mulheres do campo e da cidade iniciaram ontem (5) sua jornada de lutas em Marabá (PA), por ocasião do Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de março). Participam […]

As mulheres do campo e da cidade iniciaram ontem (5) sua jornada de lutas em Marabá (PA), por ocasião do Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de março). Participam da atividade por volta de 250 mulheres de movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e organizações urbanas de mulheres.

“Vamos pautar a luta em defesa da vida, denunciando esse sistema patriarcal e machista e também as barragens na Amazônia, que aumentam a violência contra a mulher, ao intensificar problemas como a prostituição e o tráfico de mulheres”, afirmou Daiane Hohn, da coordenação do MAB. 

“Também estamos propondo políticas públicas nas áreas de saúde, educação e renda e apontando para a construção de um Projeto Energético Popular”, complementou.

Na atividade, as mulheres discutem os impactos do avanço do capitalismo na Amazônia na vida das mulheres, a importância e a limitação dos instrumentos de proteção à mulher e a necessidade de políticas públicas. Também terão espaço para apresentações culturais e divulgação da produção dos coletivos.

Na sexta-feira (8), o encontro terminará com uma marcha pela cidade, para denunciar os problemas que afetam a vida das mulheres. A atividade culminará com a entrega da pauta dos movimentos à prefeitura.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/03/2013

Chávez, somos todos e todas!