População pode rever cobrança indevida nas contas de luz

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes. O que foi cobrado a mais nas contas de luz entre os anos de 2002 e 2009 será devolvido aos consumidores. Essa […]

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

O que foi cobrado a mais nas contas de luz entre os anos de 2002 e 2009 será devolvido aos consumidores. Essa foi a definição da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram, na última quarta-feira (12), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 10/11 sobre o tema.

Segundo o deputado Eduardo da Fonte (PP/PE), um dos autores do projeto junto a Weliton Prado (PT-MG), o valor atualizado pode ultrapassar os R$ 12 bilhões. A devolução das cobranças indevidas ocorreria por meio de descontos nos próximos reajustes das tarifas, pelas distribuidoras de energia elétrica.

Mas, para que esta resolução passe a valer, o Projeto terá que passar pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E ainda ser votado pelo Plenário.

A ideia dos deputados é que o PDC suspenda o ato 3.872/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela legalização da cobrança. Eles se valem de uma previsão constitucional que dá ao Congresso o poder de anular os atos do Executivo que ultrapassem o poder regulamentar ou os limites previstos nas leis.

Na sessão que aprovou a proposta de devolver as cobranças indevidas nas contas de luz, alguns deputados criticaram o Tribunal de Contas da União, que após meses de análise, decidiu que não tem competência para julgar a questão.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/12/2012

MST ocupa Incra em São Paulo