MAB recebe trabalhadores da Eletrosul na região de Erechim

Estatal acompanha implementação das cisternas e recebe apoio do Movimento Nesta semana uma equipe da Eletrosul está na região de Erechim acompanhando o trabalho que o Movimento dos Atingidos por […]

Estatal acompanha implementação das cisternas e recebe apoio do Movimento

Nesta semana uma equipe da Eletrosul está na região de Erechim acompanhando o trabalho que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) faz na construção de cisternas, fruto de um projeto que é uma parceria do MAB e Eletrosul. As cisternas servem para acumulação de água e são fruto de um longo processo de lutas. No total serão construídas 43 unidades.

Marcio Caldart, militante do MAB na região sul, conta que através do projeto as famílias podem armazenar água para o consumo humano e para a irrigação das hortas e pomares. Na região, a conquistas dos atingidos se complementam. “Com a água das cisternas é possível que as famílias irriguem as hortas do PAIS, por exemplo”, relata Caldart.

Ele também destaca o papel das cisternas para fortalecer o Movimento: “Com a conquista do projeto de cisternas temos mais facilidade para organizar as famílias no MAB porque elas estão tendo ganhos concretos e passam a entender que só através da  luta podemos ter grandes conquistas”.

A visita da Eletrosul na região também parte da iniciativa do MAB de fortalecer as estatais do setor elétrico e defender seus trabalhadores. “Pela plataforma Operária e Camponesa para a Energia nós do MAB estamos muito envolvidos com os trabalhadores do setor elétrico, entre eles os trabalhadores da Eletrosul”, declara Caldart. O MAB defende o respeito aos trabalhadores do setor, garantindo segurança no trabalho e adequada qualificação e remuneração e o respeito às empresas estatais, garantindo um forte setor estatal.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro