MAB, prefeituras e SDR firmam convênios com Pinhal da Serra no valor de R$ 640 mil

Com a participação de 600 militantes do MAB, do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, prefeitos e representantes de oito municípios da região norte do […]

Com a participação de 600 militantes do MAB, do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, prefeitos e representantes de oito municípios da região norte do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (30) foram assinados diversos convênios em um ato realizado no município de Pinhal da Serra.

O valor total dos convênios assinados com o MAB é de R$ 640 mil e referem- se à capacitação na área da agricultura agroecológica e para construção de um total de 125 açudes para irrigação.

Para o secretário da SDR é fundamental a sintonia entre os movimentos sociais (disse referindo-se ao MAB), os municípios e o governo do estado para a implantação destes e de outros programas que auxiliam o desenvolvimento da agricultura familiar. “A SDR é uma secretaria de pequenas ações que chegam à casa do agricultor. Nosso governo não está preocupado só com as grandes ações, mas também com as pequenas, e a agricultura familiar, responsável por 27% do PIB gaúcho, é uma delas”, frisou Pavan.

O prefeito de Pinhal da Serra, Ivandro Birck, participou do ato e afirmou o apoio concretizado com a assinatura dos convênios. Segundo o prefeito, os convênios fazem com que os agricultores permaneçam no campo, produzindo os alimentos que chegam à mesa dos gaúchos.

No evento o coordenador do MAB, João Orli de Melo, elogiou a presença pela primeira vez neste município do secretário de estado, elogiou também a parceria e reivindicou que o movimento quer ampliar as parcerias com o estado e com as prefeituras, principalmente buscando solucionar um grave problema social: a aproximadamente 3 mil famílias sem terra expulsas pela construção das barragens hidrelétricas na região.

Em resposta, o secretário disse que irá conversar com o governador Tarso Genro buscando uma solução para este grave problema, bem como se comprometeu em colocar recursos do estado como contrapartida aos projetos que estão sendo negociados entre MAB e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- BNDES.

Os diretores da SDR, José Batista (Departamento de Agricultura Familiar) e Vilmar Galvão (Departamento de Irrigação e Usos Múltiplos da Água), também prestigiaram a solenidade. A atividade terminou com uma “churrascada” servida ao meio dia no salão paroquial.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro