MAB realiza sessões do Projeto Cinema nas Comunidades
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve realizando na última semana a exibição de filmes do projeto Cinema nas Comunidades nas localidades de Rio Branco, Linha Gruta e na […]
Publicado 30/10/2012
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve realizando na última semana a exibição de filmes do projeto Cinema nas Comunidades nas localidades de Rio Branco, Linha Gruta e na Casa da Memória, no município de Mariano Moro, atingido pela hidrelétrica de Itá.
O projeto Cinema nas Comunidades e a Questão Energética II é uma parceria entre o movimento e à empresa estatal Eletrosul, que viabiliza a projeção de filmes nas comunidades e bairros atingidos por barragens na bacia do rio Uruguai, reunindo assim as pessoas numa opção de lazer e de debate, e contribuindo para ampliar os horizontes do conhecimento, promovendo e valorizando a cultura local.
De acordo com Elias Dobrovolski do MAB, a realização de atividades culturais nas comunidades, principalmente nas comunidades distantes dos perímetros urbanos, serve de incentivo aos moradores em permanecer no campo. As comunidades ficaram desestruturadas depois que foi construída a barragem aqui na região, muitas pessoas foram embora do município, deixando assim as famílias isoladas do convívio social. O projeto não resolverá todos os problemas, mas concerteza permite levar lazer, diversão e conhecimento aos agricultores”, disse.
Além de Mariano Moro outros municípios da região estão sendo contemplados com o projeto Cinema nas Comunidades e a Questão Energética II.