Atingidos por barragens fortalecem grupos de base na Bahia
Encontro de coordenadores e coordenadoras debateu desafios e mobilização das comunidades ameaçadas por projetos hidrelétricos
Publicado 24/08/2012 - Atualizado 16/02/2025

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de coordenadores e coordenadoras dos Grupos de Base da região oeste da Bahia. A atividade contou com a participação de lideranças de diversas comunidades ameaçadas por barragens nos municípios de Cocos, Coribe, Jaborandi, Correntina e Santa Maria da Vitória.
O objetivo do encontro foi aprofundar a formação dos coordenadores e coordenadoras, bem como orientar o trabalho dos mesmos, visando a unidade do movimento. No decorrer da atividade discutiu-se a importância dos grupos de base para fortalecer a organização, destacando a função da coordenação e realizando também um plano de estudo e debate para os grupos no decorrer do ano.
Na avaliação das lideranças, a atividade foi muito importante, pois fortalece a região que resiste às investidas das empresas construtoras de barragens ao longo de 20 anos. “Durante esse período as comunidades organizadas no Movimento mantêm o direito à terra, à água e lutam por melhores condições de vida para todos as famílias ameaçadas”, ressaltou Temoteo Gomes, da coordenação do MAB na região.
Os grupos de base contribuem com o processo de luta e resistência na região, “e esse é um momento importante para nós, pois fortalecerá e qualificará a resistência das comunidades atingidas. Foi um momento de muita reflexão e animação, pois junto aos debates reforçamos a necessidade de todos contribuírem com a construção do Encontro Nacional do MAB, em 2013, salientado que os grupos de base são fundamentais nesse processo”, afirmou o coordenador.
Para Idalina Meira, da coordenação regional, o encontro de formação traz uma nova esperança. “Só com a formação superaremos as dificuldades organizativas, pois os grupos fortalecem o trabalho e a resistência na região”, disse ela.
