Atingidos por barragens fortalecem grupos de base na Bahia

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de coordenadores e coordenadoras dos Grupos de Base da região oeste da Bahia. […]

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de coordenadores e coordenadoras dos Grupos de Base da região oeste da Bahia. A atividade contou com a participação de lideranças de diversas comunidades ameaçadas por barragens nos municípios de Cocos, Coribe, Jaborandi, Correntina e Santa Maria da Vitória.

O objetivo do encontro foi aprofundar a formação dos coordenadores e coordenadoras, bem como orientar o trabalho dos mesmos, visando a unidade do movimento. No decorrer da atividade discutiu-se a importância dos grupos de base para fortalecer a organização, destacando a função da coordenação e realizando também um plano de estudo e debate para os grupos no decorrer do ano.

Na avaliação das lideranças, a atividade foi muito importante, pois fortalece a região que resiste às investidas das empresas construtoras de barragens ao longo de 20 anos. “Durante esse período as comunidades organizadas no Movimento mantêm o direito à  terra, à água e lutam por melhores condições de vida para todos as famílias ameaçadas”, ressaltou Temóteo Gomes, da coordenação do MAB na região.

Os grupos de base contribuem com o processo de luta e resistência na região, “e esse é um momento importante para nós, pois fortalecerá e qualificará a resistência das comunidades atingidas. Foi um momento de muita reflexão e animação, pois junto aos debates reforçamos a necessidade de todos contribuírem com a construção do Encontro Nacional do MAB, em 2013, salientado que os grupos de base são fundamentais nesse processo”, afirmou o coordenador.

Para Idalina Meira, da coordenação regional, o encontro de formação traz uma nova esperança. “Só com a formação superaremos as dificuldades organizativas, pois os grupos fortalecem o trabalho e a resistência na região”, disse ela.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro